Jardim Botânico de Curitiba: Guia completo para sua visita

Tempo estimado de leitura: 4 min
Jardim Botânico de CuritibaJardim Botânico de Curitiba

Curitiba é responsável por abrigar um dos mais importantes cartões-postais paranaenses: o Jardim Botânico! Atraindo milhares de turistas do Brasil e do mundo, a sua icônica estufa de vidro foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Sendo assim, o espaço se torna mais especial ao permitir que os visitantes tenham contato com a natureza e as belas paisagens, criando uma experiência inesquecível.

Neste guia completo de visita ao Jardim Botânico de Curitiba, iremos mostrar tudo sobre o local, desde a sua história até dicas para facilitar o seu passeio! Confira-o agora mesmo: 

Quando o Jardim Botânico de Curitiba foi fundado?

O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado no dia 05 de outubro de 1991, e logo depois, rapidamente se tornou um dos lugares mais visitados da região. Você pode aproveitar a visita e apreciar a sua ampla área verde que é lar de diversas espécies da flora brasileira e internacional, que certamente irão tornar a sua viagem mais completa! 

O que fazer no Jardim Botânico de Curitiba? Atrações e belezas naturais! 

Este ambiente oferece diversos tipos de atrações para que os visitantes de todas as idades possam curtir o local e apreciar as belezas que ele oferece! Confira algumas das principais:

01. Estufa Principal

A Estufa Principal é o grande destaque deste parque, sendo uma estrutura feita de vidro e metal, no estilo da art nouveau, abrigando diversas espécies tropicais. Em seu interior, podemos estar presentes em um ambiente único para conhecer a incrível botânica e tirar diversas fotografias, com a sua arquitetura que garante icônicos registros fotográficos.

02. Museu Botânico

Se você gosta de se conectar com a história e estar presente em um grande acervo científico, então o Museu Botânico será um de seus destinos no Jardim Botânico de Curitiba! Na biblioteca, você se conecta com os estudos sobre a flora e aprecia a extensa coleção de espécies preservadas da biodiversidade. Este local é perfeito para os pesquisadores e estudantes encontrarem investigações botânicas incríveis, além das exposições que apresentam curiosidades sobre o mundo vegetal! 

03. Jardim das Sensações

Esta trilha interativa irá permitir ainda mais experiências incríveis no Jardim Botânico! Conheça diferentes aromas e sinta novas texturas das plantas, através de uma experiência sensorial enriquecedora! E, durante o trajeto, você caminha com um guia que irá mostrar os detalhes deste profundo contato com a natureza.

04. Lago e Trilhas

As trilhas e o belo lago são outras opções ideais para passeios tranquilos e observação da fauna no Jardim Botânico! Aproveite para avistar várias espécies de aves, como os marrecos e as garças, além de conhecer o lago e estar presente neste ambiente para relaxamento. As trilhas são bem sinalizadas e ótimas para recarregar as suas energias.

05. Piqueniques!

Que tal aproveitar a visita para um piquenique delicioso no Jardim Botânico de Curitiba? Você precisa apenas levar uma toalha e escolher os melhores alimentos e sucos que irão tornar este momento ainda mais incrível! As áreas gramadas são ideais para sentar e relaxar ao ar livre, seja em casal ou com a família e amigos, criando um clima agradável em meio à paisagem exuberante que trará recordações especiais ao lado deles. 

O que levar para o Jardim Botânico de Curitiba?

  • Separe roupas confortáveis e calçados adequados para você aproveitar as caminhadas sem nenhum desconforto! 
  • Lembre-se do protetor solar, uma garrafinha d’água, boné ou óculos de sol, especialmente se você for visitar o Jardim em dias mais quentes. 
  • Leve uma câmera fotográfica ou celular para registrar esses momentos com fotos incríveis do Jardim Botânico! 
  • Não se esqueça dos lanchinhos leves, principalmente para realizar o seu delicioso piquenique na área verde do parque.

Qual o melhor horário para visitar o Jardim Botânico de Curitiba?

O Jardim Botânico de Curitiba está aberto todos os dias, das 6h às 19h30. Então, para você aproveitar melhor a sua visita, considere os seguintes horários:

  • Dias de semana: nestes dias, o parque está menos lotado em comparação aos fins de semana.
  • Pela manhã (6h às 9h): perfeito para caminhadas e fotos sem muita movimentação dos visitantes.
  • Final da tarde (16h às 18h): ideal para aproveitar o pôr do sol e utilizar a iluminação dourada em suas fotos.

Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Bairro Jardim Botânico, Curitiba – SC.

Ingressos Gratuitos: A entrada no Jardim Botânico é gratuita! Então, aproveite para ter essa opção incrível de passeio conhecendo um dos locais mais bonitos de Curitiba sem gastar nada.

Curiosidades sobre o Jardim Botânico de Curitiba!  

  • Este é um dos lugares mais fotografados do Brasil, onde a estufa se tornou popular para fotos turísticas.
  • Os jardins são inspirados na arquitetura francesa, com formas geométricas bem definidas! 
  • O Jardim Botânico está localizado a apenas 3 km do Centro da cidade, tornando o acesso fácil. 

Se você está na capital do Paraná e ainda não explorou essas paisagens deslumbrantes, repletas de trilhas e áreas para relaxamento, não perca a oportunidade de viver essa experiência única! Amantes da natureza e da fotografia encontrarão aqui um cenário perfeito para registrar momentos inesquecíveis. Planeje sua visita e aproveite ao máximo esse belo refúgio verde.

Passagem de ônibus para Curitiba: Aventure-se pelo Jardim Botânico! 

Está na hora de garantir sua passagem de ônibus para Curitiba e aproveitar tudo o que o Jardim Botânico tem a oferecer! A Águia Branca conta com os melhores benefícios e valores para fornecer o custo-benefício em sua viagem até a Capital Paranaense. Então, chame toda a sua família e amigos para esta experiência incrível ao lado do conforto e segurança da Águia Branca!

Compre aqui a sua passagem para Curitiba:

Passagem de ônibus para Curitiba

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *