O que fazer em Itaúnas? Conheça tudo sobre a Vila!

Tempo estimado de leitura: 4 min
Praia de ItaúnasPraia de Itaúnas

História de Itaúnas

Itaúnas é um distrito pertencente à Conceição da Barra, localizado no Espírito Santo, mais especificamente próximo da divisa com a Bahia. Também chamada de Vila de Itaúnas, a história e cultura por trás das dunas de areia chama a atenção dos visitantes.

Os primeiros povos a ocupar o local, tiveram que migrar para o outro lado das margens dos rios, pois o vento forte e contínuo soterrou o espaço ao longo dos anos, afinal, Itaúnas é um distrito litorâneo, com praias belíssimas. As principais atividades comerciais desses povos eram a plantação de mandioca (macaxeira, aipim) e eucalipto, responsáveis pelo crescimento e urbanização da Vila.

Como chegar em Itaúnas?

Itaúnas fica a 5 horas da capital Vitória, para chegar até Conceição da Barra não existem grandes adversidades, a estrada foi pavimentada para facilitar o acesso.

Se você gosta de ecoturismo e aquela “vibe” de vilarejo estilo Jericoacoara, Itaúnas vai te surpreender!

O  que fazer em Itaúnas?

1- FENFIT Itaúnas (Festival de Forró Itaúnas)

Itaúnas também é conhecida como a Terra do Forró, é impossível visitar a Vila e não aproveitar um bom arrasta-pé. O FENFIT (Festival Nacional de Forró Itaúnas) surgiu nos anos 2000 e até os dias de hoje recebe pessoas de todos os estados do Brasil.

A festa em 2022 acontecerá entre os dias 16/07/2022 e 23/07/2022, a expectativa é de muita dança e música boa. Os ingressos podem ser adquiridos no site do evento e o dia está saindo em média R$ 70,00 reais. 

Programação FENFIT:

  • Dorgival Dantas
  • Enok Virgulino
  • Fabiano Santana
  • Trio Dona Zefa e muito mais!

A Águia Branca, pioneira em fazer esse trecho, é patrocinadora oficial do evento, e leva você para curtir o FENFIT, com o conforto e segurança de sempre!

2- Pôr do sol nas Dunas de Itaúnas

As Dunas são os atrativos mais procurados pelos viajantes, formadas na década de 70 são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Estão localizadas no Parque Estadual de Itaúnas e ficam a poucos metros da Vila.

Muitos turistas alugam buggys e quadriciclos para aproveitar ainda mais o visual.

Pôr do sol Itaúnas
Pôr do sol Itaúnas

3- Parque Estadual de Itaúnas

O Parque Estadual de Itaúnas é uma área de conservação do Espírito Santo, no local é possível encontrar diversos sítios arqueológicos, evidenciando a presença de povos há cerca de 4 mil anos. Horário de funcionamento: todos os dias da semana de 8 às 17 horas.

Os principais atrativos do Parque são:

  • Dunas de Itaúnas
  • Centro de Visitantes
  • Sítios Arqueológicos
  • Rio Itaúnas
  • Praias 
  • Trilhas
  • Passeios de kayak, barco
  • Esportes aquáticos 

Parque Estadual de Itaúnas

4 – Melhores praias de Itaúnas

  1. Praia de Itaúnas – É uma praia mais deserta e por isso possui poucas estruturas de barraca ou quiosques, mas o pôr do sol é de tirar o fôlego, os viajantes se dirigem ao local nos fins de tarde para contemplar. Existem duas trilhas para fazer: Trilha do Tamandaré e Trilha dos Pescadores, é possível ir a pé ou de bicicleta. Uma boa opção é contratar os guias do Parque que podem auxiliar durante o trajeto.Praia de Itaúnas
  2. Praia do Riacho Doce – Localizada a 16 quilômetros da Vila de Itaúnas, a praia ficou conhecida pelo Rio Doce que corta o lado esquerdo, fazendo divisa com o estado da Bahia. O visual pode ser admirado em um mirante e as águas apesar de possuírem coloração marrom são limpas e próprias para banho.
  3. Costa Dourada- Costa Dourada não pertence a Itaúnas, mas sim a Bahia, porém é um destino que está no roteiro de quem visita a Vila. O destino fica a 30 km e possui este nome devido a cor dourada que o local fica com a incidência do sol.A Barraca do Cláudio é a mais famosa e requisitada, além das comidas típicas deliciosas oferecem redes e cadeiras para aproveitar com conforto.

5- Vila de Itaúnas

A Vila de Itaúnas lembra Jericoacoara, um dos destinos mais procurados no Ceará, talvez pela tranquilidade e ambientes charmosos. Os restaurantes e comércios são coloridos e tem sempre um bom forró tocando.

A Igreja de São Sebastião, localizada na praça principal, também é um atrativo turístico e tem tudo a ver com a simplicidade de Itaúnas.

Vila de Itaúnas Igreja

Gostou desse post?

O post foi interessante? Compartilhe e faça seu comentário abaixo!

Lugares para conhecer em Itaúnas

Perguntas Frequentes sobre Itaúnas

  • A Casa di Bere
  • Restaurante do Cizinho
  • Barraca do Cláudio
  • Dona Pedrolina
  • Pizzaria Oásis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.