O que fazer em Itaúnas? Dicas, principais rotas, pontos turísticos e muito mais!

Tempo estimado de leitura: 6 min
Praia de ItaúnasPraia de Itaúnas

Itaúnas é um dos destinos favoritos de quem curte boas praias e o tradicional forró pé de serra, a região atrai milhares de turistas todos os anos e é extremamente famosa pelas dunas de areia, que formam um dos principais cartões postais da Vila. Por isso, se você está planejando viajar para a Vila mais charmosa e animada do Espírito Santo, esse post é para você, confira abaixo as melhores dicas de viagem e locais para conhecer em Itaúnas.

 

História de Itaúnas

Itaúnas é um distrito pertencente à Conceição da Barra, localizado no Espírito Santo, mais especificamente próximo da divisa com a Bahia. Também chamada de Vila de Itaúnas, a história e cultura por trás das dunas de areia chama a atenção dos visitantes.

Os primeiros povos a ocupar o local, tiveram que migrar para o outro lado das margens dos rios, pois o vento forte e contínuo soterrou o espaço ao longo dos anos, afinal, Itaúnas é um distrito litorâneo, com praias belíssimas. As principais atividades comerciais desses povos eram a plantação de mandioca (macaxeira, aipim) e eucalipto, responsáveis pelo crescimento e urbanização da Vila.

Como chegar em Itaúnas?

Itaúnas fica a 5 horas da capital Vitória, para chegar até Conceição da Barra não existem grandes adversidades, a estrada foi pavimentada para facilitar o acesso.

Se você gosta de ecoturismo e aquela “vibe” de vilarejo estilo Jericoacoara, Itaúnas vai te surpreender!

 

Principais linhas da Águia Branca para Itaúnas

Viajar para Itaúnas é sinônimo de viajar de ônibus com a Águia Branca! Viaje com segurança, conforto e embarque com facilidade apresentando somente a sua passagem digital pelo celular e um documento com foto. Além disso, a Águia Branca é pioneira nos trechos para Itaúnas, levando milhares de turistas todos os anos para conhecer essa Vila tão encantadora.

Confira abaixo as principais linhas da Águia Branca para Itaúnas:

Vitória para Itaúnas 

São Mateus para Itaúnas

Linhares para Itaúnas

 

Qual a melhor época do ano para ir em Itaúnas?

O verão com certeza é a época mais indicada para visitar Itaúnas, justamente por ser o período do ano de mais calor, possibilitando que os turistas consigam curtir da melhor maneira as praias da região e o visual deslumbrante da Vila.

Porém, durante o Festival de Forró de Itaúnas, o famoso FENFIT,  também é um período de alta temporada em Itaúnas, onde diversos turistas de todo o Brasil viajam para curtir um dos melhores festivais de forró do país! As datas do evento variam anualmente, porém são divulgadas sempre com antecedência, em 2023 o festival irá acontecer entre os dias 15 e 22 de julho e promete uma programação digna da Vila. 

 

O  que fazer em Itaúnas?

1- Curtir os bares de Forró

Itaúnas é nacionalmente conhecida pelo tradicional forró, na região existem diversos bares que são ideais para quem quer curtir a noite dançando e ouvindo boa música. Por isso, se você está planejando conhecer a Vila de Itaúnas, é importante ficar por dentro dos melhores lugares para curtir o forró de Itaúnas

Bar Forró

É no Bar Forró que acontece anualmente o FENFIT (Festival de Forró de Itaúnas), mas além disso, o bar funciona e recebe atrações famosas na cena do forró durante o ano inteiro, é um verdadeiro clássico de Itaúnas e com certeza deve estar no seu guia de viagem.

Café Brasil

O Café Brasil é outro local ideal para curtir o famoso forró de Itaúnas, por lá acontecem diversas apresentações de atrações famosas durante os períodos de alta temporada, além de ser intitulado como a Matinê Oficial do FENFIT, vale a pena conhecer!

Forró da Padaria

O Forró da Padaria é um dos bares de forró mais famosos e frequentados da Vila, considerado por muitos o melhor forró da região, as atrações são praticamente diárias, atraindo diversos turistas em qualquer época do ano. Além disso, o Forró da Padaria também é popularmente conhecido pelo cardápio variado, perfeito para finalizar o dia após muita praia e forró!

 

2- FENFIT Itaúnas 2023 (Festival de Forró Itaúnas)

Itaúnas também é conhecida como a Terra do Forró, é impossível visitar a Vila e não aproveitar um bom arrasta-pé. O FENFIT (Festival Nacional de Forró Itaúnas) surgiu nos anos 2000 e até os dias de hoje recebe pessoas de todos os estados do Brasil.

Em 2023, o FENFIT completa 21 anos,e irá acontecer entre os dias 15 e 22 de julho, por isso, se está planejando a sua visita a Vila mais charmosa do Espírito Santo, se programe para ir durante o festival, já que é a época do ano onde Itaúnas fica mais movimentada e recebe mais turistas!

A programação do FENFIT 2023 ainda está em aberto, porém, como todos os outros anos, promete grandes atrações e a programação perfeita para os que querem conhecer o melhor do famoso forró de Itaúnas.

A Águia Branca, pioneira em fazer esse trecho, é patrocinadora oficial do evento, e leva você para curtir o FENFIT, com o conforto e segurança de sempre!

 

3- Pôr do sol nas Dunas de Itaúnas

As Dunas de areia são os atrativos mais procurados pelos viajantes que visitam Itaúnas, formadas na década de 70 são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além de serem o principal cartão postal da região. Estão localizadas no Parque Estadual de Itaúnas e ficam a poucos metros da Vila.

Por isso, se você está pensando em visitar a Vila, programe um dia da viagem para apreciar esse visual deslumbrante. Além disso, muitos turistas alugam buggys e quadriciclos para aproveitar ainda mais o passeio.

Do alto das dunas, que chegam até a 30 metros de altura e que você pode acessar de carro ou a pé, é possível observar toda a praia, o programa perfeito para iniciar ou finalizar o dia assistindo um verdadeiro espetáculo da natureza! 

Pôr do sol Itaúnas
Pôr do sol Itaúnas

 

4- Parque Estadual de Itaúnas

O Parque Estadual de Itaúnas foi fundado na década de 90 e é uma das principais áreas de conservação do Espírito Santo, com 3.500 hectares de pura natureza, no local é possível encontrar diversos sítios arqueológicos, evidenciando a presença de povos há cerca de 4 mil anos.

Além de ser rico em natureza, visitar o Parque Estadual de Itaúnas também é a oportunidade perfeita para conhecer e aproveitar mais a região. Lá é possível realizar diversas trilhas, desde as mais fáceis até de níveis avançados, como também atividades aquáticas, como kitesurf, pesca esportiva e muito mais, não é atoa que é um dos locais favoritos dos turistas que visitam a Vila. Vale a pena conhecer!

 Horário de funcionamento: todos os dias da semana de 8 às 17 horas.

Os principais atrativos do Parque são:

  • Dunas de Itaúnas
  • Centro de Visitantes
  • Sítios Arqueológicos
  • Rio Itaúnas
  • Praias 
  • Trilhas
  • Passeios de kayak e barco
  • Esportes aquáticos 

Parque Estadual de Itaúnas

5 – Melhores praias de Itaúnas

Praia de Itaúnas

É uma praia mais deserta e por isso possui poucas estruturas de barraca ou quiosques, mas o pôr do sol é de tirar o fôlego, os viajantes se dirigem ao local nos fins de tarde para contemplar. Existem duas trilhas para fazer: Trilha do Tamandaré e Trilha dos Pescadores, é possível ir a pé ou de bicicleta. Uma boa opção é contratar os guias do Parque que podem auxiliar durante o trajeto.

Praia de Itaúnas

 

Praia do Riacho Doce

Localizada a 16 quilômetros da Vila de Itaúnas, a praia ficou conhecida pelo Rio Doce que corta o lado esquerdo, fazendo divisa com o estado da Bahia. O visual pode ser admirado em um mirante e as águas apesar de possuírem coloração marrom são limpas e próprias para banho. 

Costa Dourada

Costa Dourada não pertence a Itaúnas, mas sim a Bahia, porém é um destino que está no roteiro de quem visita a Vila. O destino fica a 30 km e possui este nome devido a cor dourada que o local fica com a incidência do sol. A Barraca do Cláudio é a mais famosa e requisitada, além das comidas típicas deliciosas oferecem redes e cadeiras para aproveitar com conforto.

 

6- Vila de Itaúnas

A Vila de Itaúnas lembra Jericoacoara, um dos destinos mais procurados no Ceará, talvez pela tranquilidade e ambientes charmosos. Os restaurantes e comércios são coloridos e tem sempre um bom forró tocando.

A Igreja de São Sebastião, localizada na praça principal, também é um atrativo turístico e tem tudo a ver com a simplicidade de Itaúnas.

Vila de Itaúnas Igreja

Lugares para conhecer em Itaúnas

Perguntas Frequentes sobre Itaúnas

  • A Casa di Bere
  • Restaurante do Cizinho
  • Barraca do Cláudio
  • Dona Pedrolina
  • Pizzaria Oásis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *