Litoral Sul da Bahia: conheça todas as praias!

Tempo estimado de leitura: 3 min
Litoral Sul da Bahia

 

A Bahia é um dos estados mais ricos em belezas naturais do Brasil, existem inúmeras paisagens de tirar o fôlego. Os destinos mais procurados por turistas no Litoral Sul da Bahia são Porto Seguro e seus seus distritos, como Arraial d’ Ajuda, Caraíva e Trancoso. Mas existem uma série de outros locais que valem a pena conhecer.

Ao todo, o Litoral Sul da Bahia é composto por 38 municípios e diversos distritos, que fazem sucesso pela calmaria, festas, boas praias e gastronomia diferenciada.

Litoral Sul da Bahia – Praias

 

1. Cumuruxatiba 

 

A Praia de Cumuruxatiba, localizada no sul da Bahia, é um verdadeiro paraíso tropical que encanta os visitantes com sua beleza natural intocada. Suas extensas faixas de areia dourada se estendem ao longo da costa, oferecendo um cenário deslumbrante para aqueles que buscam tranquilidade e contato com a natureza. As águas calmas e cristalinas do mar convidam para um mergulho, enquanto as palmeiras e a vegetação exuberante completam a atmosfera.

Além de suas paisagens deslumbrantes, Cumuruxatiba é acolhedora e autêntica, com uma vila de pescadores charmosa que preserva suas tradições culturais. Os visitantes podem desfrutar da culinária local, que destaca frutos do mar frescos, e participar de atividades como passeios de barco para explorar as praias vizinhas e os recifes de corais. Cumuruxatiba é, assim, o destino ideal para quem busca um refúgio.

Cumuruxatiba

2. Corumbau

 A Praia de Corumbau une beleza e  calmaria, boa parte da praia é deserta, na ponta dela existem algumas barracas e barcos de pescadores. Apenas na alta temporada costuma estar cheio, é uma ótima opção para descansar em família ou com os amigos.

Uma vantagem das Praias do Litoral Sul da Bahia é a possibilidade de ir em todas as épocas do ano, as chuvas são bem distribuídas. O ideal é ficar no mínimo 3 dias, afinal, Corumbau é distrito de Prado e o aeroporto mais próximo fica em Teixeira de Freitas, cerca de 2:30 de viagem.

Corumbau

 

3. Praia do Espelho

A Praia do Espelho é conhecida por ser a mais bonita do Litoral  Sul da Bahia. Localizada no município de Porto Seguro, essa praia encanta visitantes com suas águas cristalinas, faixas de areia branca e falésias coloridas. O nome “Espelho” faz referência às poças d’água formadas na maré baixa, que criam reflexos incríveis.

O acesso à Praia do Espelho pode ser feito por estrada de terra a partir de Trancoso, o que contribui para preservar seu charme rústico e paradisíaco. Ao longo da praia, é possível encontrar algumas barracas e restaurantes que oferecem deliciosos pratos da culinária local, proporcionando uma experiência gastronômica única à beira-mar. O clima descontraído e a beleza natural fazem da Praia do Espelho um destino popular para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Praia do Espelho

4. Praia de Barra Grande

A Praia de Barra Grande é uma das mais populares da Bahia, localizada na Península de Maraú, a beleza natural e tranquilidade encanta os turistas. Há histórias de pessoas que foram passear e ficaram por lá.

As águas calmas e cristalinas são um convite para aproveitar ao máximo esse paraíso. Além disso, na alta temporada, principalmente Réveillon, diversas festas acontecem por lá, a badalação é garantida.

Barra Grande

Como chegar no Litoral Sul da Bahia?

 

Porto Seguro é o ponto de partida do Litoral Sul da Bahia, a Águia Branca possui rotas saindo de diversas localidades com destino a Porto Seguro. Ao chegar lá, o mais recomendado é alugar um carro para conhecer as praias ou linhas de ônibus intermunicipais. É importante planejar pois nem todos os locais são de fácil acesso.

Confira as rotas disponíveis aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *