Conheça o Pelourinho: O cartão-postal mais famoso de Salvador!

Tempo estimado de leitura: 4 min
pexels photo 14059766

O Pelourinho, localizado no coração de Salvador, é uma das áreas mais icônicas, famosas e vibrantes da cidade. Com sua história rica, arquitetura colorida e cultura única, esta região encanta visitantes de todo o mundo. Nesse post, exploraremos os principais pontos turísticos, restaurantes e outras atrações imperdíveis para quem quer conhecer o Pelourinho!

  • Conheça a história do Pelourinho
  • O que fazer no Pelourinho: Conheça os principais pontos turísticos da região!
  • Outras Atrações do Pelourinho
  • Culinária Baiana: Onde comer no Pelourinho?
  • Como chegar até o Pelourinho?
  • Principais rotas da Águia Branca para Salvador

 

Conheça a história do Pelourinho

O Pelourinho foi fundado no século XVI, quando Salvador era a primeira capital do Brasil colonial. A região foi o centro político, econômico e cultural da colônia durante anos. As ruas de paralelepípedos e casarões coloridos serviam de moradia para a elite colonial e abrigavam diversos negócios da cidade.

O Declínio e a Revitalização

No século XX, o Pelourinho enfrentou um período de declínio, com muitos de seus prédios históricos em estado de abandono. No entanto, a partir da década de 1990, uma iniciativa de revitalização liderada pelo governo estadual e organizações culturais trouxe nova vida ao bairro.

Em 1985, o Pelourinho foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecendo sua importância histórica e cultural. Essa designação ajudou a preservar e revitalizar o bairro, atraindo visitantes de todo o mundo.

8571780707 a93eb6421e b

 

O que fazer no Pelourinho: Conheça os principais pontos turísticos da região!

Largo do Pelourinho

Comece sua jornada na praça central do Pelourinho, onde fica localizado o famoso Pelourinho original, um símbolo histórico da era colonial. As casas coloridas ao redor criam um cenário único para as típicas fotos de viagem.

Largo do Pelourinho Salvador 2019 9754

 

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco é uma das mais famosas da região, atraindo milhares de visitantes interessados em conhecer a sua arquitetura barroca. Os visitantes podem explorar tanto os claustros, quanto a capela, onde cada centímetro é uma obra-prima.

Igreja de Sao Francisco Salvador 2019 8585

 

Museu Afro-Brasileiro

Para uma compreensão mais profunda da cultura afro-brasileira, este museu é imperdível. Por lá você encontra artefatos e exposições fascinantes que destacam a cultura africana, vale a pena conhecer!

Salvador museo afro brasileiro sala degli orixas 01

 

Museu Jorge Amado

O museu é dedicado ao renomado escritor Jorge Amado, que imortalizou Salvador em suas obras, como por exemplo o famoso livro “Capitães da Areia” que se passa no centro da cidade. Com certeza uma parada imperdível!

100 7058

 

Elevador Lacerda

Embora não esteja no Pelourinho, o Elevador Lacerda oferece vistas deslumbrantes de Salvador. É facilmente acessível a partir do Pelourinho e vale a pena subir para admirar a paisagem.

4109194179 4f81c5cdb0 b

 

Outras Atrações do Pelourinho

Feira de São Joaquim

Se você gosta de mercados animados e autênticos, a Feira de São Joaquim é o melhor lugar para ir. Aqui, você encontrará produtos locais, artesanato e uma variedade de iguarias baianas.

Feira de Sao Joaquim Salvador entrada

 

Casa do Carnaval

A Casa do Carnaval é um museu interativo que oferece aos visitantes uma imersão na rica história e na cultura do Carnaval de Salvador, com certeza uma das paradas obrigatórias para quem passa pela cidade. O espaço foi criado para celebrar a importância do Carnaval como uma manifestação cultural única e destacar a influência que essa festa tem na identidade cultural da Bahia e do país.

Casa do Frontispicio Salvador Bahia 2018 0165 1

Culinária Baiana: Onde comer no Pelourinho?

Casa de Tereza

A Casa de Tereza é o lugar ideal para conhecer mais dos pratos baianos autênticos em um ambiente charmoso e aconchegante. Experimente o famoso acarajé, moqueca e outras especialidades locais.

Cafélier

Para um toque francês no Pelourinho, visite o Cafélier. Este café e bistrô oferece croissants frescos, café aromático e pratos deliciosos.

Como chegar até o Pelourinho?

Ônibus

Salvador possui um sistema de ônibus público que pode levá-lo ao Pelourinho. Procure informações sobre as linhas de ônibus que servem essa área ou pergunte a alguém no aeroporto ou em sua acomodação.

Uber ou Aplicativos de Transporte

Você também pode usar aplicativos de transporte como Uber ou similares para chegar ao Pelourinho. Eles são convenientes e geralmente oferecem preços razoáveis.

Táxi

Táxis são amplamente disponíveis em Salvador e são uma opção conveniente, embora geralmente sejam mais caros do que os aplicativos de transporte. Certifique-se de concordar com o preço com o motorista antes de iniciar a viagem ou peça para ligar o taxímetro.

A Pé

Se você estiver hospedado em um local próximo ao Pelourinho, pode ser interessante caminhar até lá. O Pelourinho é um bairro compacto, e explorar a pé é uma ótima maneira de apreciar a arquitetura histórica e a atmosfera única do local.

 

Principais rotas da Águia Branca para Salvador

Passagens de ônibus de Vitória para Salvador

Passagens de ônibus do Rio de Janeiro para Salvador

Passagens de ônibus de Aracaju para Salvador

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *