O que fazer na Grande Vitória?

Tempo estimado de leitura: 8 min
Terceira Ponte

Quando te falarem que o Espírito Santo é um estado rico e extremamente diverso, pode acreditar! Das montanhas às dunas de areia, não faltam opções de novos lugares para conhecer. Por isso, nesse post separamos para você os principais pontos turísticos de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, para te ajudar na hora de montar o seu guia de viagem.

Se você é o tipo de viajante que curte aproveitar de tudo um pouco enquanto viaja, conhecer a Grande Vitória com certeza é uma ótima escolha, uma região repleta de opções para fazer da sua experiência em terras capixabas inesquecíveis. Nesse post separamos os principais lugares e pontos turísticos em Vitória (e um pouco mais!) que você não pode deixar de conhecer, não deixe de anotar as dicas!

Vitória

Vila Velha

Praias

Um pouco além da Grande Vitória

 

Conheça os pontos turísticos de Vitória!

 

Fundação Projeto Tamar Vitória

Se você está procurando um passeio interessante para toda a família, a Fundação Projeto Tamar Vitória é o lugar perfeito! O Projeto Tamar fica localizado na Enseada do Suá, em Vitória e tem como foco a luta pela preservação das tartarugas marinhas. A fundação conta com 3 tanques de água e diversos aquários que abrigam diferentes espécies de tartarugas marinhas, o que possibilita que o visitante consiga ver e conhecer um pouco de cada uma das espécies. 

Além disso, os instrutores conduzem toda a visita de uma maneira lúdica e simples, mas sem deixar de ressaltar a importância da preservação da vida marinha, um passeio cheio de conhecimento e novos aprendizados, perfeito para todas as idades. A visita ao Projeto Tamar também conta com o projeto biólogo por um dia, espaços temáticos e culturais, atividades interativas e muito mais, realmente um passeio muito rico! A Fundação funciona de quarta a domingo das 10h às 17h e o valor do ingresso é de R$ 24,00, sendo R$ 12,00 a meia-entrada

Ilha das Caieiras

Experimentar a famosa e tradicional moqueca capixaba deve estar no topo do seu guia de viagem pela Grande Vitória, e para isso não existe lugar melhor do que a Ilha das Caieiras. O bairro da Ilha das Caieiras é um bairro da região da Grande São Pedro, em Vitória, e é conhecido pela sua enorme variedade de restaurantes que tem como protagonistas dos cardápios peixes e frutos do mar frescos

Com restaurantes de alta qualidade, a Ilha das Caieiras é o lugar perfeito para você experimentar o prato mais famoso da culinária do Espírito Santo, a moqueca capixaba! Além de oferecer uma grande opção de ótimos restaurantes, o visual do lugar também é incrível, as mesas dos restaurantes ficam espalhadas em decks a beira rio, uma paisagem incrível e que com certeza potencializa toda a experiência gastronômica, vale a pena conhecer!

 

Associação das Paneleiras de Goiabeiras

Já pensou em visitar a Associação das Paneleiras de Goiabeiras e conhecer de perto onde e como são feitas as famosas panelas de barro capixabas? Um dos principais símbolos da cultura do estado do Espírito Santo! O Galpão das paneleiras ficam no bairro de Goiabeiras, em Vitória, e é um passeio cultural riquíssimo para quem tem interesse em conhecer mais a respeito da história e tradições do estado. 

As paneleiras realizam um trabalho artesanal maravilhoso, que passa de mãe para filha e encanta a todos que visitam e conhecem um pouco mais do trabalho dessas mulheres. Além disso, se você busca investir em uma panela de barro para preparar a sua própria moqueca capixaba, a Associação das Paneleiras é o lugar ideal, lá a variedade é imensa e os preços são melhores.

A visita a Associação das Paneleiras de Goiabeiras é gratuita e acontece de segunda a sábado de 8h às 17h, e aos domingos das 9h às 15h, vale a pena separar um dia da sua viagem para conhecer um pouco mais dessa tradição capixaba!

 

Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola é o passeio perfeito para quem busca um lugar repleto de natureza para curtir com toda a família! O parque fica localizado na Mata da Praia, em Vitória, e é uma opção maravilhosa para relaxar em meio a agitação e correria da cidade grande. 

Existem diversas opções do que fazer pelo parque, você pode fazer uma caminhada enquanto aprecia a natureza e os animais que ficam soltos pelo parque, ou preparar um piquenique para a família enquanto observa o pôr do sol, o local é lindo e é parada obrigatória para quem visita Vitória. 

Além disso, você não pode deixar de tirar a típica foto em frente a Pedra da Cebola, uma pedra literalmente em formato de cebola que dá nome ao parque. O parque funciona todos os dias das 5h às 22h e a entrada é gratuita para todos.

 

Triângulo das Bermudas

Se você procura um restaurante bacana, uma casa de shows ou um barzinho para curtir sua noite, o Triângulo das Bermudas é uma ótima opção! Localizado na Praia do Canto em Vitória, o “Triângulo” como é popularmente conhecido, é famoso por ser um aglomerado de ótimos bares e restaurantes, o local fica lotado e é o ponto de encontro de milhares de pessoas todos os fins de semana. 

Por lá você encontra uma variedade imensa de lugares para se divertir, desde opções para quem quer comer uma boa comida ou para quem quer curtir um show, o Triângulo é agitado e promete uma experiência inesquecível da noite de Vitória.

 

Centro Histórico de Vitória

Visitar o Centro Histórico de Vitória é com certeza obrigatório para quem pretende conhecer a Grande Vitória! O Centro é repleto de história e tradições, com diversos pontos turísticos clássicos e lindíssimos, como por exemplo o Palácio Anchieta, a Catedral Metropolitana de Vitória, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Teatro Carlos Gomes, enfim, são opções a perder de vista e com certeza garante um dia inteiro de passeio no seu guia de viagem! Apesar do Centro de Vitória não estar no seu melhor momento no que se trata da sua revitalização, o passeio pelo Centro continua sendo imperdível e encantador.

 

O que fazer em Vila Velha?

 

Morro do Moreno

Para os que curtem trilhas e um ótimo passeio ao ar livre, o Morro do Moreno vai ser uma aventura e tanto! O Morro do Moreno fica localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, e é um dos pontos turísticos mais procurados pela grande vitória. Existem algumas opções de trilhas para subir o morro e você pode subir tanto a pé, curtindo a vista durante o caminho, ou de bicicleta, se preferir uma adrenalina a mais. 

Além das trilhas serem uma ótima opção de lazer e um excelente exercício, o ponto alto do passeio fica com a vista do topo do morro, uma visão privilegiada de dois dos cartões postais mais famosos do estado do Espírito Santo, a Terceira Ponte e a Orla de Vila Velha. Vale a pena separar um dia da sua viagem para conhecer o Morro do Moreno e apreciar a Grande Vitória de cima!

 

Convento da Penha

O Convento da Penha é com certeza o cartão postal mais famoso do Espírito Santo, e a fama dele não é à toa, além do lugar ser mesmo lindo, oferece uma aula de história capixaba e tanto para todos que o visitam! O Convento da Penha fica localizado no Centro de Vila Velha, no bairro da Prainha, e é parada obrigatória para todos que passam pela Grande Vitória.

O Convento de Nossa Senhora da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, e lá são celebradas missas durante toda a semana, em diversos horários do dia, além disso, a vista do lado externo do Convento é uma ponto forte a parte, com uma visão privilegiada de Vila Velha e Vitória, a 154 metros de altitude.

As visitas ao convento são gratuitas e o local fica aberto das 06h às 16h45, para os que querem participar da celebração das missas, o indicado é que confiram os melhores! A visita ao Convento da Penha é imperdível, com certeza um clássico passeio capixaba.

Fábrica da Garoto

A visita à Fábrica de Chocolates Garoto é um clássico capixaba, imperdível para todos que passarem pela Grande Vitória! A fábrica da Garoto fica localizada em Vila Velha, no bairro da Glória, e além de ser uma das 10 maiores fábricas de chocolate do mundo, a empresa existe há mais de 80 anos e é um verdadeiro patrimônio do Espírito Santo

Se você curte chocolate e sempre quis saber um pouco mais sobre como é o processo de produção, a visita até a fábrica é imperdível, o passeio conta com um tour pela fábrica e explicações acerca de todas as etapas de produção, desde os recheios dos chocolates até o embalamento das barras e bombons. 

Além disso, ao final da visita é possível experimentar os chocolates à vontade, como também dar uma passadinha na loja para garantir os chocolates na hora de voltar para casa. O tour pela fábrica e ao museu da Garoto devem ser agendados com antecedência e o valor do ingresso pode ser pago no local.

 

Quais são as melhores praias da Grande Vitória?

Guarapari

Uma visita a Guarapari é imperdível para quem passa por Vitória! A cerca de 51 km do centro, uma viagem super rápida de se fazer de carro ou ônibus, estão localizadas as melhores praias do estado. O município de Guarapari fica localizado na Região Metropolitana de Vitória e compreende mais de 50 praias, uma mais bonita que a outra, o local perfeito para quem vem curtir o verão no Espírito Santo!

Entre as praias mais famosas da região, podemos destacar algumas, como a Praia das Castanheiras, Praia da Bacutia, Praia de Peracanga e a Praia dos Padres, todas paradisíacas e perfeitas para visitar em um fim de semana ensolarado.

Além disso, Guarapari também é um ótimo local para realizar um tour gastronômico, por ser um local extremamente frequentado durante as épocas de férias, é fácil encontrar ótimos bares e restaurantes pela região. Vale a pena separar alguns dias da sua viagem ao estado para conhecer algumas das praias mais bonitas do Espírito Santo. 

 

Praia da Costa

Uma das praias mais frequentadas pelos moradores da Grande Vitória, a Praia da Costa é parada obrigatória no guia de todo o viajante que passa pelo Espírito Santo. Localizada na Orla de Vila Velha, a Praia da Costa é o ponto de encontro de milhares de pessoas todos os fins de semanas, a praia é lindíssima e ótima para um mergulho.

Além disso, para quem está na Praia da Costa, é possível pagar pelos passeios até as ilhas mais famosas da região, as Ilhas Itatiaia e Pituã, vários guias ficam pela orla oferecendo o passeio, não é difícil de encontrar e vale a pena para quem deseja um passeio diferente pela região. Além do mais, existem diversos quiosques pelo calçadão da praia, então se você quer comer um bom peixe e beber uma cerveja gelada, não vão faltar opções. 

 

Um pouco além da Grande Vitória

Pedra Azul

Quando te disserem que o Espírito Santo tem de tudo, pode acreditar porque é verdade! Além das praias lindíssimas, um pouco além do Centro nós nos deparamos com as montanhas capixabas, um lugar lindo e que encanta a todos que conhecem essa região tão rica do estado. Hoje vamos dar destaque a Pedra Azul, a região mais procurada de Domingos Martins. 

De Vitória até Pedra Azul são cerca de 2 horas de viagem de carro, apesar de ser um pouco longe e fora de mão do centro, é indiscutível que todos devem reservar um ou dois dias de viagem para conhecer e aproveitar um pouquinho do frio das montanhas do estado.

A lista de opções do que fazer em Pedra Azul é imensa, mas com certeza existem alguns lugares que merecem destaque, como por exemplo o Parque Nacional da Pedra Azul, a Rota do Lagarto, o Portal da Pedra Azul e a Trilha das Piscinas Naturais, todos lugares lindíssimos e paradisíacos, com diversos restaurantes, hotéis e pousadas. Vale a pena conhecer!

 

Itaúnas

Da montanhas para as dunas, essa é a diversidade do Espírito Santo! Itaúnas é um distrito do município de Conceição da Barra e a distância partindo de Vitória é de 264km, uma  viagem de em média 4 horas, mas a experiência de conhecer Itaúnas com certeza vale a pena. Itaúnas é conhecida pelas suas famosas dunas de areia e seu pôr do sol único, atraindo milhares de turistas todos os dias. 

Além disso, para os fãs de forró, Itaúnas é o lugar! A região é nacionalmente conhecida pelo FENFIT – Festival Nacional Forró de Itaúnas, que acontece todos os anos e reúne centenas de pessoas de todos os lugares do país. A região é lindíssima e vale a pena desviar a rota da viagem por um dia para conhecer as dunas capixabas!

 

Imagens sobre Vitória

Guarapari

Guarapari

Ilha das Caieiras

Ilha das Caieiras

Terceira Ponte

Terceira Ponte

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *