O que fazer em Ilhéus? Confira o roteiro de viagem completo

Tempo estimado de leitura: 6 min
shutterstock 2266176119 1 1

Ilhéus, a “Cidade do Cacau”, é um município brasileiro situado no sul da Bahia, famoso por suas belas praias, rica história e cultura única. A cidade é um destino perfeito para quem procura relaxar, curtir a natureza, conhecer a cultura baiana e se aventurar de outras diversas maneiras

Por isso, se você está pensando em conhecer Ilhéus, esse post é para você!  Conheça as diversas opções de lazer que Ilhéus oferece, desde praias paradisíacas a passeios culturais, passando por atividades de aventura e gastronomia.

Conheça a história de Ilhéus

Fundada em 1534 por Jorge de Figueiredo Correia, a então Vila de São Jorge dos Ilhéus ostentava o título de capitania hereditária. A região já era habitada por povos indígenas como os tupinambás e aimorés, que deixaram seus rastros na história e cultura local. A primeira fase da colonização foi marcada pela exploração do pau-brasil, madeira cobiçada na Europa.

No final do século XIX, a cultura do cacau despontou como a principal atividade econômica da região, impulsionando o crescimento e a prosperidade de Ilhéus. Imigrantes de diversas partes do Brasil e do mundo, como italianos, espanhóis e árabes, chegaram à cidade em busca de oportunidades, moldando a rica miscigenação cultural local. 

O cacau deu origem a uma elite poderosa, conhecida como “coronéis”, que controlava a produção e exportação do produto. A riqueza do cacau financiou a construção de imponentes casarões, como a Casa de Jorge Amado, hoje um museu que preserva a memória da época.

A partir da década de 1970, a produção de cacau entrou em declínio devido a doenças e pragas, impactando a economia da região. Nas últimas décadas, Ilhéus vem se reinventando, diversificando suas atividades econômicas e investindo no turismo. A cidade hoje se destaca como um importante destino turístico, com belezas naturais exuberantes, rica história e cultura única.

Quais os principais pontos turísticos de Ilhéus?

Praia dos Milionários

Considerada uma das mais belas do Brasil, com águas cristalinas e areia branca, a Praia dos Milionários é o local ideal para relaxar, tomar sol e nadar. A praia possui a estrutura ideal para quem deseja passar um dia inteiro na praia, com quiosques, ambulantes e acesso fácil de carro ou a pé.

praia dos mili

Praia do Sul

Para os que curtem surf ou outros esportes aquáticos radicais, a Praia do Sul é o lugar ideal. Com ondas fortes e uma bela vista da cidade, a praia oferece a dose perfeita de adrenalina e paisagens deslumbrantes. Localizada ao sul da Praia dos Milionários, a Praia do Sul é um paraíso para os surfistas e até mesmo banhistas experientes.

praia do sul e1712846745872

Praia da Avenida

Uma das praias mais famosas e frequentadas de Ilhéus, a Praia da Avenida oferece calçadão, diversos quiosques e um ambiente animado. Ideal para caminhadas, esportes e para curtir o agito da cidade, a praia é frequentada por moradores e turistas que buscam lazer e diversão, vale a pena conhecer!

praia da avenida

Praia da Concha

Famílias com crianças encontrarão na Praia da Concha um refúgio tranquilo e paradisíaco. Com águas calmas e mornas, a praia é perfeita para um dia de sol e brincadeiras. Localizada no norte da cidade, próxima à Ponta do Ramo, a Praia da Concha oferece um ambiente relaxante e familiar.

praia da concha

Casa de Jorge Amado

Para os fãs da literatura, a Casa de Jorge Amado é um museu imperdível. A casa onde morou o famoso escritor hoje conta a história de sua vida e obra, com fotos, documentos e objetos pessoais. Localizada no centro histórico de Ilhéus, a Casa de Jorge Amado é uma parada obrigatória para os fãs do escritor e da cultura baiana.

jorge amado

Centro Histórico

Com arquitetura colonial preservada, o centro histórico de Ilhéus é um lugar charmoso para passear e conhecer a história da cidade. Ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas centenárias encantam os visitantes que percorrem o centro histórico. Além disso, a região é repleta de bares, restaurantes e pontos turísticos famosos, não deixe de conhecer!

centro historico de ilheus

Igreja Matriz de São Sebastião

Construída no século XVI, a Igreja Matriz de São Sebastião é um dos principais monumentos religiosos da cidade. A igreja possui uma bela arquitetura colonial e é um importante ponto de referência no centro histórico de Ilhéus, com certeza uma parada obrigatória para quem visita a cidade!

Igreja Matriz de Sao Sebastiao

Lagoa Encantada

A Lagoa Encantada é um refúgio natural cercado por mata nativa, além de ser um dos locais mais visitados e imperdíveis da cidade. Ideal para relaxar e observar a natureza, a lagoa oferece um ambiente tranquilo e relaxante. Localizada a cerca de 20 km da cidade, a Lagoa Encantada é um paraíso para os que buscam estar em contato com a natureza.

Passeio Ecológico Lagoa Encantada Ilhéus Privativo | Bahia Terra Turismo

Reserva Biológica do Una

A Reserva Biológica do Una é uma área natural protegida com rica fauna e flora. A reserva oferece trilhas, passeios de barco e a oportunidade de observar diversas espécies de animais. Localizada a cerca de 50 km da cidade, a Reserva Biológica do Una é ideal para quem busca um contato próximo com a natureza.

Reserva Biologica do Una

Fazenda Yrerê

A Fazenda Yrerê é uma fazenda histórica que produzia cacau e café. Hoje, a fazenda oferece passeios turísticos para conhecer o processo de produção e degustação de chocolate. Localizada a cerca de 30 km da cidade, a Fazenda Yrerê é uma ótima opção para quem busca conhecer a história da produção de cacau na região e degustar chocolates deliciosos.

Fazenda Yrere

Quais os melhores restaurantes em Ilhéus?

1. Restaurante Bataclan

Restaurante tradicional com culinária baiana e frutos do mar. É um dos mais famosos da cidade e frequentado por Jorge Amado e Zélia Gattai. 

2. Restaurante Vesúvio

Restaurante italiano com pizzas, massas e risotos. Possui um ambiente agradável e familiar. 

3. Restaurante Jardins

Restaurante com culinária internacional e regional. Possui um ambiente sofisticado e uma bela vista da cidade. 

4. Restaurante Cabana da Empada

Restaurante especializado em empadas com diversos sabores. É uma ótima opção para um lanche rápido ou uma refeição leve. 

5. Restaurante Chico’s Caldos

Restaurante especializado em caldos e sopas. É uma ótima opção para um dia frio ou para quem gosta de comida caseira. 

Dicas de hospedagens em Ilhéus

1. Cana Brava All Inclusive Resort

Resort com sistema all inclusive, ideal para quem quer relaxar e aproveitar as diversas opções de lazer. Possui piscina, sauna, quadras de tênis, restaurante e muito mais. 

2. Vila Galé Marés

Resort com estrutura completa, ideal para famílias. Possui piscina, sauna, quadras de tênis, parque aquático, restaurante e muito mais. 

3. Hotel Opaba Praia

Hotel com boa localização, próximo à praia. Possui piscina, sauna, restaurante e bar. 

4. Pousada Casa de Maria

Pousada charmosa com ambiente familiar. Possui piscina, jardim e café da manhã delicioso. 

5. Pousada Sossego do Forte

Pousada tranquila com vista para o mar. Possui piscina, jardim e café da manhã delicioso.

 

3 dicas para montar o roteiro de viagem perfeito para Ilhéus

Se você está pensando em viajar para Ilhéus e ainda não montou o seu roteiro de viagens, aqui estão 3 dicas preciosas para planejar a sua viagem da melhor maneira possível! Confira abaixo 3 dicas para montar o roteiro de viagem perfeito para Ilhéus:

1. Defina seus objetivos

  • Relaxar: Se você busca relaxar, escolha hospedagens com estrutura completa, como resorts ou hotéis com spa. Opte por praias calmas e atividades como massagens e passeios de barco.
  • Aventura: Se você gosta de aventura, escolha atividades como trilhas, esportes aquáticos e visitas a fazendas de cacau. Hospede-se em pousadas charmosas ou hostels.
  • Cultura: Se você se interessa por cultura, visite a Casa de Jorge Amado, o Museu Histórico de Ilhéus e o Centro Histórico. Hospede-se em pousadas ou hotéis no centro da cidade.

2. Planeje seu tempo

  • Quantos dias: Defina quantos dias você pretende ficar em Ilhéus. Isso ajudará a escolher as atividades que você poderá fazer.
  • Época do ano: A melhor época para visitar Ilhéus é durante o verão, quando as temperaturas são mais altas e as chuvas são menos frequentes.
  • Roteiro: Monte um roteiro com as atividades que você deseja fazer e os lugares que você quer visitar.

3. Reserve com antecedência

  • Hospedagem: Reserve sua hospedagem com antecedência, especialmente se você viajar durante a alta temporada.
  • Passagens aéreas: Compre suas passagens aéreas com antecedência para conseguir melhores preços.
  • Passeios: Reserve alguns passeios com antecedência, especialmente se você viajar em grupo.

Dicas extras

  • Leve roupas leves e confortáveis, protetor solar e repelente de mosquitos.
  • Experimente a culinária baiana, com pratos típicos como o acarajé, o vatapá, o caruru e a moqueca de peixe.
  • Ilhéus é um destino perfeito para quem procura relaxar, curtir a natureza, conhecer a cultura baiana e se divertir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *