O que fazer em Vila Velha?

Tempo estimado de leitura: 5 min

Vila Velha, localizada no litoral do Espírito Santo, é uma cidade repleta de pontos turísticos e atrações famosas que cativam e atraem visitantes de todas as partes do país. Com suas praias, rica história, culinária saborosa e paisagens únicas, Vila Velha oferece uma variedade de experiências para quem a visita.

Por isso, se você está pensando em conhecer Vila Velha, este texto é para você! Confira tudo sobre a cidade, desde sua história e pontos turísticos, até dicas de onde comer e se hospedar.

 

Onde fica Vila Velha?

Vila Velha, situada na costa do Espírito Santo, é uma cidade rica em história e belezas naturais. Fundada em 1535, é uma das cidades mais antigas do Brasil, com um legado que remonta aos primeiros tempos da colonização portuguesa. 

Além das praias deslumbrantes que atraem moradores e turistas durante todo o ano, Vila Velha abriga monumentos históricos que contam a história da região, como o Convento da Penha, uma construção religiosa no topo de um penhasco com vista panorâmica para o mar e para a cidade de Vila Velha e Vitória, capital do estado.

Além disso, Vila Velha oferece uma culinária diversificada, com destaque para os frutos do mar frescos e a influência da cozinha capixaba, que combina ingredientes locais com técnicas tradicionais.

 

Quais os principais pontos turísticos de Vila Velha?

Convento da Penha

Um dos pontos mais emblemáticos da cidade, localizado no alto de um penhasco com vista panorâmica para o mar. Além da beleza arquitetônica, o local tem grande importância religiosa.

vila velha convento 2 tadeu bianconi scaled 1

Praias

Vila Velha possui várias praias deslumbrantes, como a Praia da Costa, Praia de Itaparica, Praia de Itapuã, entre outras, que atraem banhistas e praticantes de esportes aquáticos.

Farol de Santa Luzia

Localizado em Vila Velha, o Farol de Santa Luzia é um ótimo passeio para quem visita a cidade. Oferece uma vista espetacular da região e é um ótimo local para observação de aves.

8095

Morro do Moreno

Ótimo para trilhas e caminhadas, oferece uma vista incrível da região de Vila Velha e Vitória. 

Prainha

A Prainha, localizada no centro de Vila Velha, é parada obrigatória para quem visita a cidade, por lá você encontra alguns museus, igrejas históricas e restaurantes tradicionais da região, vale a pena conhecer!

Shopping Vila Velha

Para quem gosta de fazer compras e aproveitar a vida urbana, o Shopping Vila Velha oferece uma variedade de lojas, cinemas e opções gastronômicas.

Galeria 003 1

Parque Estadual Paulo César Vinha

Embora esteja localizado em Guarapari, cidade vizinha, merece menção por sua proximidade e importância. O parque abriga trilhas e cachoeiras em meio à Mata Atlântica, proporcionando atividades de ecoturismo e contato com a natureza.

Lagoa de Carais

Fábrica de Chocolate Garoto

Uma visita à fábrica da Garoto oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de chocolates, além de poderem experimentar diversas variedades de chocolates e produtos da marca.

fabrica de chocolates

 

Onde comer em Vila Velha?

A culinária de Vila Velha, assim como a culinária do Espírito Santo como um todo, é uma fusão de influências indígenas, portuguesas e africanas, resultando em pratos únicos e saborosos. Um dos pratos mais famosos e representativos da região é a Moqueca Capixaba, um ensopado de peixe ou frutos do mar cozido com tomate, cebola, coentro e outros temperos, preparado em uma panela de barro. Diferente de outras versões de moqueca, como a baiana, a moqueca capixaba é conhecida por ser mais leve, não levando azeite de dendê nem leite de coco.

Outro prato de frutos do mar muito apreciado na região é o Bobó de Camarão, feito com camarões refogados em um creme de mandioca, leite de coco, azeite de dendê, pimentões e outros temperos. Durante a Semana Santa, é tradicionalmente servida a Torta Capixaba, uma espécie de empadão recheado com frutos do mar, ovos, azeitonas, palmito e temperos diversos.

Para os apreciadores de petiscos, a Caranguejada é uma opção simples e saborosa, feita com caranguejos cozidos em um caldo temperado com alho, cebola, tomate, pimentão, coentro e outras especiarias. Os Bolinhos de Aipim, também conhecidos como bolinhos de mandioca, são uma iguaria popular feita com aipim cozido e amassado, recheado com queijo, camarão, carne seca ou outros ingredientes, e fritos até dourar.

40992184551 a02137f3cd b

Confira abaixo alguns dos restaurantes mais populares de Vila Velha:

  • Coco Bambu Vila Velha
  • Mahai – Praia Da Costa
  • Tero Brasa e Vinho
  • UGO
  • Mãe Divina Restaurante Natural
  • Divino Botequim
  • Mundo da Esfiha
  • Ilha do Caranguejo
  • Spaghetti & Cia
  • Gol Burger
  • La Dolina
  • Outback Steakhouse – Shopping Vila Velha
  • Restaurante Atlântica

 

Onde se hospedar em Vila Velha?

Em Vila Velha, há uma variedade de opções de hospedagem que atendem a diferentes preferências e orçamentos. Uma escolha popular são os hotéis localizados ao longo das belas praias da cidade, como a Praia da Costa e a Praia de Itaparica. Esses hotéis oferecem fácil acesso à praia e uma gama de comodidades para os hóspedes.

Para quem prefere uma estadia mais acolhedora e intimista, as pousadas são uma excelente opção. Vila Velha abriga várias pousadas charmosas e bem localizadas, algumas delas situadas em áreas mais tranquilas da cidade, proporcionando uma experiência relaxante.

Uma alternativa cada vez mais popular é alugar apartamentos de temporada, oferecendo mais liberdade e flexibilidade, especialmente para famílias ou grupos maiores. Existem diversas opções disponíveis em sites especializados em aluguel de temporada.

Os viajantes que buscam uma opção econômica e socialmente interativa podem optar por se hospedar em hostels. Vila Velha possui alguns hostels bem avaliados, que oferecem dormitórios compartilhados e quartos privativos a preços acessíveis, promovendo o encontro com outros viajantes.

Por fim, para aqueles que desejam uma experiência mais luxuosa e completa, há resorts de alto padrão na região. Esses resorts oferecem uma ampla gama de serviços e atividades, como piscinas, spas, restaurantes gourmet e muito mais, proporcionando uma estadia luxuosa e relaxante.

Ao escolher onde se hospedar em Vila Velha, é importante considerar suas preferências pessoais, localização desejada, orçamento e o tipo de experiência que você deseja ter durante sua estadia na cidade.

Confira abaixo algumas opções de onde se hospedar em Vila Velha:

  • Quality Suites Vila Velha
  • Champagnat Praia Hotel
  • Hotel Santorini
  • Hotel da Praia
  • Hotel Olympia
  • Hotel Plaza Mar
  • Pousada Timoneiro
  • Pousada Vilazinha
  • Casa Morro do Moreno
  • Itaparica Praia Hotel

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *