As 12 melhores praias do Rio de Janeiro

Tempo estimado de leitura: 11 min
40070559105 0ace2f86e1 k

Se você está pensando em viajar de ônibus para a cidade maravilhosa e quer aproveitar o que aquele paraíso tem de melhor, conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro com certeza tem que estar no topo do seu roteiro de viagem. Nesse post, você irá conhecer as 12 melhores praias do Rio de Janeiro, desde as praias mais agitadas da Zona Sul, até mesmo as praias mais afastadas e tranquilas da Zona Oeste, tem para todos os gostos!

Confira abaixo as 12 melhores praias do Rio de Janeiro:

 

1- Praia de Copacabana

Copacabana é uma das praias mais famosas e icônicas do Brasil e do mundo, e se você está pensando em conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro, essa com certeza tem que ser a sua primeira parada! A Praia de Copacabana é conhecida por sua extensa faixa de areia branca  de 4km e um mar com águas claras, perfeito para banho e prática de esportes.

Além disso, existem outras diversas opções do que fazer na orla de Copacabana, toda a extensão da praia é repleta de diversos bares, restaurantes, barraquinhas de comidas típicas e artesanatos e hotéis, sendo também uma ótima opção de lugar para se hospedar na cidade maravilhosa. 

Um dos destaques mais famosos da praia de Copacabana é o calçadão em forma de ondas de pedras portuguesas pretas e brancas. Esse design característico é uma verdadeira marca registrada da praia e oferece um local perfeito para caminhar, andar de bicicleta, correr ou simplesmente apreciar o belo pôr do sol, além, é claro, de garantir aquela típica foto no calçadão mais famoso do mundo que todo o turista que passa pelo Rio de Janeiro tem que ter!

Copacabana é famosa também por ser palco de diversos eventos que acontecem pelo Rio de Janeiro, como festivais e celebrações ao longo do ano. O réveillon de Copacabana com certeza é o mais famoso evento que acontece por lá, atraindo milhões de pessoas de todo o mundo para celebrar a chegada do ano novo com fogos de artifício espetaculares e shows de artistas famosos ao vivo.

640px Calcadao de Copacabana Rio de Janeiro 2

 

2- Praia de Ipanema

Com certeza a praia de Ipanema também está entre as melhores praias do Rio de Janeiro, situada a poucos quilômetros ao sul de Copacabana, fica em uma das regiões mais chiques da cidade maravilhosa. Com sua atmosfera cosmopolita, águas cristalinas e areia dourada, Ipanema é uma das praias mais frequentadas e com certeza uma das favoritas não só dos cariocas mas também dos turistas que conhecem a região.

Uma das características mais famosas da praia de Ipanema é a divisão da praia em “postos”. Os postos são números que vão do 1 ao 12 e funcionam como pontos de referência para os frequentadores da praia. Cada posto tem sua própria atmosfera e público, variando desde famílias com crianças no Posto 9 até jovens e surfistas no Posto 8. O Posto 9, em particular, é conhecido por ser um ponto de encontro de artistas e músicos famosos do Rio de Janeiro.

A praia de Ipanema também é famosa por suas ondas, o que torna a região muito frequentada por surfistas e pessoas que praticam outros esportes aquáticos, além de ser palco de diversos eventos esportivos, como torneios de vôlei de praia e futevôlei. Porém, a praia também é ideal para banhos de mar e para levar as crianças dependendo de qual parte da praia você irá, basta ficar atento às ondas e a correnteza e você pode curtir o dia de sol sem medo.

Além da beleza natural e do clima descontraído, o calçadão de Ipanema também é repleto de restaurantes, bares, cafeterias, barraquinhas de comidas típicas, que vendem o famoso mate carioca e o biscoito Globo e até mesmo lojas famosas, portanto, se você está pensando em conhecer a região, pode ter certeza que não irá faltar o que fazer por lá. Vale a pena conhecer!

1 ipanema beach vidigal sunset scaled

 

3- Praia do Leblon

A praia do Leblon é com certeza uma das favoritas dos cariocas e não podia ficar de fora da lista de melhores praias do Rio de Janeiro. Situada ao lado da praia de Ipanema e ao norte de São Conrado, essa praia é conhecida por sua atmosfera sofisticada e exclusiva, já que fica localizada no bairro mais nobre da Zona Sul, atraindo milhares de banhistas todos os dias.

Com uma extensão aproximada de 1,3 km, a praia do Leblon é cercada por um cenário encantador para o Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais mais famosos da cidade maravilhosa. A faixa de areia clara e fina é ampla, o que proporciona espaço suficiente para acomodar os milhares de banhistas, mesmo nos dias mais movimentados na alta temporada do verão.

A orla do Leblon conta com um calçadão perfeito para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, permitindo que os visitantes apreciem a natureza da região. Além disso, a praia conta com quiosques, restaurantes e barraquinhas de comidas típicas e artesanatos por toda a extensão do calçadão, o passeio perfeito para um dia pós praia.

As ondas da Praia do Leblon costumam ser mais calmas do que na praia de Ipanema, o que torna a região mais frequentada por famílias com crianças e até mesmo para aqueles que querem apenas dar um mergulho na água do mar. 

Se você estiver passando pela praia do Leblon, não pode deixar de conhecer um dos pontos mais charmosos da praia, o famoso Mirante do Leblon, que oferece uma vista privilegiada de toda a orla e das montanhas da região. É o local perfeito para apreciar o pôr do sol espetacular do Rio de Janeiro e tirar fotos memoráveis.

Praia do Leblon 2017

 

4- Praia do Arpoador 

A famosa praia do Arpoador fica localizada entre as praias de Copacabana e Ipanema, e está com certeza entre as melhores praias do Rio de Janeiro. Conhecida por suas águas claras, ondas perfeitas para surfe e pela icônica pedra do arpoador, essa praia é uma das preferidas pelos cariocas e turistas que buscam conhecer as belezas da cidade maravilhosa.

Uma das características mais distintas da praia do Arpoador é a famosa Pedra do Arpoador. É o lugar perfeito para os surfistas, uma vez que a formação rochosa cria grandes ondas, perfeitas para esportes aquáticos radicais. O pôr do sol visto da Pedra do Arpoador é com certeza um dos mais famosos do Rio de Janeiro e centenas de pessoas se reúnem no topo da pedra todos os dias para apreciar o espetáculo.

A área em torno do Arpoador também é rica em opções gastronômicas. Bares e restaurantes à beira-mar oferecem deliciosos pratos típicos cariocas, o rolê perfeito para finalizar com chave de ouro um bom dia de praia no Arpoador.

Arpoador Rock and Ipanema Beach 2

 

5- Praia da Barra da Tijuca

A praia da Barra da Tijuca é considerada uma das mais extensas e belas praias da cidade do Rio de Janeiro. Situada na zona oeste da cidade, a praia da Barra da Tijuca é conhecida por suas extensas faixas de areia branca e fina, águas claras e um calçadão perfeito para a prática de esportes. Se você está pensando em conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro, a Praia da Barra da Tijuca é parada obrigatória.

Com cerca de 18 km de extensão, a praia da Barra da Tijuca é a mais longa do Rio de Janeiro, proporcionando um espaço perfeito para moradores locais e turistas aproveitarem um bom dia de sol. Por conta da grande faixa de areia, a praia da Barra, como é popularmente conhecida, é uma ótima opção em épocas de alta temporada, já que tem espaço suficiente para todo mundo.

A Barra da Tijuca é um paraíso para os praticantes de esportes aquáticos. Com suas ondas fortes e constantes, é um local perfeito para o surfe, atraindo surfistas de diferentes níveis de habilidade. Além disso, a praia oferece ótimas condições para a prática de kitesurf, windsurf, bodyboard e outras atividades aquáticas.

Um dos destaques da praia da Barra da Tijuca é o Posto 3, uma área popular e movimentada, onde moradores e turistas se reúnem para socializar, praticar esportes de praia e desfrutar de quiosques que oferecem bebidas e petiscos típicos do Rio de Janeiro.

Praia da Barra da Tijuca Rio

 

6- Praia de Grumari

A praia de Grumari é um verdadeiro tesouro escondido no Rio de Janeiro, situado na região oeste da cidade e faz parte da Área de Proteção Ambiental de Grumari. Se você quer uma praia para relaxar, Grumari com certeza é a escolha ideal e deve estar no topo do seu roteiro de viagem pelas melhores praias do Rio de Janeiro.

O acesso à praia de Grumari é controlado, o que significa que apenas um número limitado de carros é permitido por dia, o que ajuda a preservar a natureza local. Esse controle contribui para criar uma sensação de isolamento e paz, permitindo que os visitantes desfrutem de uma experiência tranquila e longe do agito das praias mais movimentadas do Rio de Janeiro.

Com aproximadamente 2,5 km de extensão, a praia de Grumari é cercada por colinas cobertas de vegetação nativa, criando uma paisagem deslumbrante e imperdível. A faixa de areia é larga, perfeita para caminhadas, praticar exercícios ou simplesmente relaxar na areia após um banho de mar.

Grumari é também um ponto de encontro para os praticantes do surfe e outros esportes aquáticos, já que oferece ondas desafiadoras, por isso, na hora do banho de mar é importante tomar cuidado e ficar atento ao fluxo de ondas e a correnteza, principalmente se estiver com crianças.

Ao redor da praia de Grumari, existem trilhas ecológicas que levam a mirantes com vistas espetaculares do mar e das paisagens exuberantes ao redor. Essas trilhas são uma ótima maneira de explorar a região e apreciar a natureza. Porém, por ser uma praia afastada, não possui infraestrutura de quiosques ou restaurantes, por isso, se programe para levar seus próprios lanches e bebidas.

Praia.do .Grumari.Zona .Oeste .RJ .03

 

7- Praia de Joatinga

A praia de Joatinga é um incrível refúgio escondido no Rio de Janeiro, e é considerada uma das praias mais exclusivas e intocadas da cidade. Localizada na zona oeste, na região da Barra da Tijuca, essa praia é conhecida por sua beleza natural deslumbrante e pela atmosfera tranquila e serena que oferece aos visitantes.

O acesso à praia de Joatinga é um pouco mais restrito do que em outras praias do Rio de Janeiro, podendo apenas ser feito por carro, o que a torna ainda mais especial e preservada. Para chegar até lá, é necessário caminhar por uma trilha curta e íngreme entre as rochas.

O mar calmo e as águas cristalinas da praia de Joatinga são perfeitos para nadar e relaxar. É importante lembrar que, como a praia é mais isolada, não há salva-vidas presentes, portanto, é importante tomar cuidado ao entrar no mar. Porém, para aqueles que buscam uma experiência única, Joatinga é uma das melhores praias do Rio para mergulhar e curtir a natureza.

Joatinga I

 

8- Praia Vermelha 

A famosa praia Vermelha com certeza tem que estar na lista das melhores praias do Rio de Janeiro. Localizada entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, essa praia é uma das mais famosas e frequentadas praias da cidade, vale a pena conhecer!

A Praia Vermelha possui águas calmas e é ideal para nadar e relaxar, especialmente para famílias com crianças. Além disso, a praia é uma excelente opção para a prática de stand-up paddle e caiaque, permitindo que os visitantes explorem a costa e apreciem a vista de uma perspectiva diferente.

O Pão de Açúcar e o Morro da Urca, dois dos mais famosos cartões postais da cidade maravilhosa, formam um visual deslumbrante na praia, perfeito para relaxar e ainda tirar aquela típica foto de recordação. Além disso, se você curte aventuras, pode aproveitar o passeio para fazer a famosa trilha da Urca e conhecer a região em volta da praia.

Praia Vermelha Rio de Janeiro

 

9- Praia do Leme

Se você quer conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro, a Praia do Leme não pode ficar de fora da lista. Localizada na zona sul da cidade, é vizinha à famosa praia de Copacabana. Apesar de estar ao lado de uma das praias mais conhecidas do mundo, o Leme tem um charme próprio e uma atmosfera mais tranquila e acolhedora, o que a torna a praia favorita de muitos cariocas e turistas.

Uma das características mais distintas da praia do Leme é a famosa Mureta do Leme, onde as pessoas podem se sentar e curtir um pouco da vista e assistir ao pôr do sol no final de tarde. Além disso o calçadão da praia do Leme é repleto de quiosques, restaurantes e barraquinhas de artesanatos, uma ótima opção de rolê para um dia pós praia.

As águas calmas e cristalinas do Leme são ideais para nadar e relaxar, especialmente para famílias com crianças, que podem brincar com segurança na beira do mar. A praia também é um ponto de encontro para praticantes de stand-up paddle, caiaque e outros esportes aquáticos.

Leme e Copacabana

 

10- Praia do Recreio dos Bandeirantes

A praia do Recreio dos Bandeirantes é um paraíso situado na zona oeste do Rio de Janeiro. Conhecida simplesmente como “Recreio”, essa praia é uma das maiores da cidade, oferecendo uma vasta extensão de areia clara e fina e banhada por águas claras.

Com aproximadamente 8 km de extensão, a praia do Recreio é ideal para quem busca espaços amplos e mais sossegados. Por ser menos movimentada em comparação com as praias mais famosas da zona sul, como Copacabana e Ipanema, ela é um destino popular para moradores locais e visitantes que desejam aproveitar durante a alta temporada

As fortes ondas do Recreio dos Bandeirantes são perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como o surfe e o bodyboard. Por isso, na hora de entrar na água, é bom se atentar à correnteza e ao tamanho das ondas. A Região costuma sempre contar com a presença de salva-vidas, então não é preciso ficar preocupado na hora de conhecer o famoso “Recreio”.

Conhecer o calçadão da praia do Recreio também é uma ótima opção de passeio pós praia, por lá você pode praticar esportes, como caminhada, corrida ou pedalar de bicicleta, ou então se sentar em algum dos quiosques e curtir um pouco da culinária carioca. Vale a pena conhecer!

Praia do Pontal Recreio dos Bandeirantes scaled

 

11- Praia da Macumba

A praia da Macumba é conhecida como o verdadeiro paraíso para os surfistas e com certeza está entre uma das melhores praias do Rio de Janeiro. Situada na região oeste da cidade, entre as praias do Recreio dos Bandeirantes e a Prainha, a praia é famosa por sua beleza natural e ondas fortes.

Com aproximadamente 2 km de extensão, a praia da Macumba é cercada por montanhas cobertas de vegetação exuberante, criando uma paisagem deslumbrante. Sua faixa de areia é ampla e convidativa, oferecendo espaço suficiente para os visitantes relaxarem e aproveitarem os dias de sol.

A praia é conhecida por suas ondas fortes, sendo um dos destinos favoritos para surfistas de diferentes níveis de habilidade. A prática do surfe na Macumba é uma experiência famosa no Rio de Janeiro, atraindo milhares de entusiastas todos os dias. Além do surfe, a praia da Macumba é ideal para outras atividades aquáticas, como o bodyboard e o stand-up paddle.

Em relação à infraestrutura, a praia da Macumba conta com alguns quiosques e barracas de praia que oferecem petiscos e bebidas, além de ser possível alugar cadeiras e guarda-sóis.

Praia da Macumba Rio de Janeiro 4579692695 scaled

 

12- Prainha

A Prainha é um verdadeiro paraíso no Rio de Janeiro, e é considerada uma das praias mais encantadoras e preservadas da cidade. Localizada na região oeste, entre as montanhas cobertas de vegetação exuberante, essa praia é um refúgio de beleza natural e tranquilidade, atraindo moradores locais e turistas que buscam momentos curtir a natureza longe das multidões

Com cerca de 700 metros de extensão, a Prainha é menor em comparação com outras praias do Rio, mas sua beleza é inigualável. Uma das principais características da Prainha é a qualidade de suas ondas, que a tornam um paraíso para surfistas de diferentes níveis de habilidade.

Além de sua beleza e qualidade das ondas, a Prainha é um destino ideal para quem busca um ambiente mais tranquilo e menos movimentado. Devido ao seu acesso mais restrito e ao fato de estar situada em uma área de preservação ambiental, a praia tende a ser menos frequentada em comparação com outras praias populares do Rio de Janeiro, o que a torna um local perfeito para relaxar e aproveitar momentos de sossego.

Em questão de infraestrutura, a praia não possui quiosques ou restaurantes, e por ser uma praia bastante isolada, os vendedores ambulantes também não costumam passar por lá. Por isso, é bom garantir seus próprios lanches e bebidas caso você esteja pensando em conhecer a Prainha.

Prainha Mirante Caete Rio de Janeiro panoramio

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.2 / 5. Número de votos: 262

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *