São João 2024: Confira as melhores festas Juninas do Brasil!

Tempo estimado de leitura: 5 min
SAO LUIS

O clima de festa já toma conta do Brasil com a proximidade do mês de junho. É hora de celebrar o São João, uma das tradições mais queridas do país, com muita música, dança, comidas típicas e alegria contagiante.

Neste ano, se prepare para viver momentos inesquecíveis nas melhores festas juninas do Brasil. De norte a sul, cidades se preparam para receber visitantes com arraiais animados, shows de grandes artistas e quadrilhas juninas que encantam o público, como por exemplo o São João de Campina Grande, o maior festejo junino do mundo!

Por isso, se você quer aproveitar os melhores arraiás do Brasil, esse post é para você! Confira tudo sobre o São João, os melhores destinos e as melhores festas juninas/julinas do Brasil.

Qual a origem das festas de São João?

As festas juninas, também conhecidas como festas de São João, são uma das mais importantes celebrações populares do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Sua origem, porém, é complexa e envolve uma interessante mistura de elementos pagãos e religiosos.

No hemisfério norte, durante o solstício de verão (entre junho e julho), diversos festivais eram realizados para celebrar a fertilidade da terra e pedir boas colheitas. Fogueiras, danças e comidas típicas faziam parte dessas celebrações, que também homenageavam deuses da agricultura e da fertilidade, como Júpiter (romanos) e Cernunnos (celtas). A fogueira, por exemplo, simbolizava o sol e a força vital.

No século IV, a Igreja Católica instituiu o dia 24 de junho como o Dia de São João Batista. Essa data coincidia com os festivais pagãos, e a Igreja, buscando cristianizá-los, incorporou alguns elementos desses eventos. A fogueira, por exemplo, passou a representar o fogo purificador do Espírito Santo, e as danças e comidas ganharam novos significados.

As festas juninas foram trazidas pelos colonizadores portugueses no século XVI. As celebrações se adaptaram à cultura local, incorporando elementos indígenas e africanos. As festas juninas se tornaram uma importante forma de expressão cultural, reunindo pessoas de diferentes classes sociais e origens.

 

Quais os melhores destinos para curtir o São João?

1- Campina Grande, Paraíba

A cidade é conhecida como a “Capital Mundial do Forró” e sedia o “Maior São João do Mundo”, com uma programação extensa de shows, quadrilhas e arraiás.

CAMPINA GRANDE

2- Caruaru, Pernambuco

O “Alto do Moura” é um dos maiores arraiais do Brasil, com apresentações de trios de forró, quadrilhas juninas e grupos folclóricos.

CARUARU

3- Mossoró, Rio Grande do Norte

A cidade é conhecida como a “Cidade Junina do Brasil” e possui uma grande variedade de arraiais, com destaque para o “Mossoró Cidade Junina”.

MOSSORO

4- Aracaju, Sergipe

O “Forró Caju” é um dos maiores festivais de forró do Brasil, com shows de grandes artistas nacionais e internacionais.ARACAJU

5- São Luís, Maranhão

O “Bumba Meu Boi” é uma das principais manifestações folclóricas do Maranhão e é destaque nas festas juninas de São Luís.

SAO LUIS

6- São Paulo

A capital paulista possui diversas festas juninas, como a “Vila Junina Matarazzo” e o “Arraiá da Mooca”.

SAOPAULO

7- Rio de Janeiro

O “Arraial do Riocentro” é um dos maiores arraiais do Rio de Janeiro, com uma grande variedade de atrações.

RIO DE JANEIRO

 

Quais as melhores festas de São João do Brasil?

O São João de 2024 promete ser épico, com festas incríveis em todo o Brasil. Prepare-se para shows grandiosos, quadrilhas juninas, arraiais animados, comidas típicas e muita alegria!

1- Campina Grande, a Capital Mundial do Forró

De 8 a 22 de junho, o Parque do Povo vai receber grandes nomes da música nacional e internacional, como Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Xand Avião, Gusttavo Lima e Matheus Fernandes. As quadrilhas juninas também são destaque, com apresentações que encantam o público. Não deixe de experimentar as comidas típicas, como milho verde, pipoca, pamonha, bolo de fubá e pé de moleque.

CAMPINA GRANDE CAPITAL MUNDIAL

2- Alto do Moura

O Alto do Moura, em Caruaru, Pernambuco, se transforma no maior arraial do mundo durante o São João. Durante todo o mês de junho, o local recebe shows de forró pé-de-serra com artistas como Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. As quadrilhas juninas também são tradição na festa, com apresentações que celebram a cultura nordestina.

ALTO DO MOURA

3- Mossoró Cidade Junina

Se prepare para a Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte! De 1 a 28 de junho, a Estação das Artes Elizeu Ventania vai receber grandes nomes da música como Ivete Sangalo, Luan Santana, Gusttavo Lima e Xand Avião. A festa também conta com quadrilhas juninas, arraiais animados e comidas típicas.

MOSSORO FESTA

4- Arraiá do Povo e Vila do Forró

A partir do dia 1º de junho de 2024, irão começar os festejos juninos de Sergipe. Por lá, serão mais de 300 atrações em 60 dias de festa no Arraiá do Povo e Vila do Forró, na Orla da Atalaia, e na Rua São João, em Aracaju. Calcinha Preta e João Gomes fazem parte da programação e atraem turistas de todo o Brasil para curtir um dos melhores arraiás do Brasil.

VILA DO FORRO

5- Bumba Meu Boi

Bumba Meu Boi, de São Luís, no Maranhão, é a estrela do São João. De 23 a 30 de junho, o Centro Histórico da cidade vai ser palco do desfile dos bois bumbás, apresentações de grupos folclóricos e shows de música maranhense. A festa é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura local e se divertir com a tradição do Bumba Meu Boi.

BUMBA

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *