Tudo sobre o Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)

Tempo estimado de leitura: 4 min
mercado central

O Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão é um dos locais mais visitados por turistas, além das atrações gastronômicas, a arquitetura do local e arredores é digna de ser contemplada. 

Por lá você encontra uma série de restaurantes, barracas das mais variadas frutas, cafés, frutos do mar, aves, doces, especiarias, produtos importados e muito mais. O local é frequentado não só por visitantes de todo o mundo, os próprios moradores da cidade fazem compras por lá devido a variedade de produtos.

Para que você aproveite o que o Mercado Municipal de São Paulo tem de mais interessante, separamos algumas dicas, aproveite o conteúdo e não deixe de viver essa experiência quando estiver por São Paulo!

História do Mercado Municipal de São Paulo

 

O Mercado Municipal de São Paulo é um ícone da cidade e um importante ponto turístico. Sua história remonta a 1926, quando foi inaugurado para abrigar a crescente atividade comercial da cidade. Projetado pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, o edifício é uma obra-prima da arquitetura com suas cúpulas e vitrais, que impressionam os visitantes.

Ao longo das décadas, o Mercado Municipal de São Paulo se tornou famoso pela diversidade de produtos que oferece, com inúmeras barracas de frutas, legumes, carnes, peixes, queijos, vinhos e outros produtos alimentícios. Além disso, é famoso pelo seu tradicional sanduíche de mortadela, uma iguaria que atrai visitantes de todas as partes da cidade e do mundo.

O Mercadão também é conhecido por promover a convivência entre diferentes culturas, com diversos estabelecimentos de imigrantes, como o famoso box de temperos árabes. Sua importância cultural e gastronômica faz do Mercado Municipal de São Paulo um local imperdível para quem visita a cidade, e sua história continua a ser parte integrante do patrimônio paulistano.

O que fazer no Mercado Municipal de São Paulo?

 

Opções gastronômicas não faltam no Mercadão, mas que tal algumas dicas especiais para otimizar a sua visita? Aqui vão algumas!

1. Comer Pão com Mortadela

 

O Pão com Mortadela é o produto mais requisitado  do Mercado Municipal de São Paulo, tanto pelos turistas quanto pelos próprios paulistas. A origem do sanduíche é polêmica, alguns dizem que dizem que foi o Hocca Bar, fundado em 1952, enquanto outros apostam que seja o Bar do Mané, inaugurado em 1933. Mas o que importa é o sabor inconfundível da porção exagerada de mortadela no pão francês, a experiência vale a pena!

Pão com Mortadela

O pastel de tamanho exagerado, também é muito requisitado no Mercado Municipal de São Paulo. Existem vários sabores, mas o de bacalhau é o mais comentado.

2. Experimentar uma fruta exótica

O Mercado Municipal de São Paulo é um verdadeiro paraíso para os amantes de frutas exóticas. Entre as inúmeras barracas de frutas, é possível encontrar uma variedade incrível de opções que muitas vezes são difíceis de encontrar em outros lugares. Dentre as frutas exóticas disponíveis no Mercadão, destacam-se o maracujá doce, a graviola, tâmara com morango, a carambola, a fruta do conde, o rambutã, o mangostão, a pitaya, entre muitas outras.

Frutas Mercadão SP

Além de serem saborosas, essas frutas exóticas muitas vezes também são reconhecidas por suas propriedades nutricionais e medicinais. O Mercado Municipal se tornou um local de referência para aqueles que desejam experimentar e adquirir essas frutas únicas, tornando-se um destino obrigatório para os curiosos e amantes da gastronomia. A variedade e qualidade dessas frutas exóticas contribuem para a riqueza do Mercadão e a experiência única que ele proporciona aos visitantes.

3. Apreciar a arquitetura

 

O espaço do Mercadão, inaugurado em 1933, é uma verdadeira oportunidade de apreciar a construção erguida entre o final do século 19 e a metade do século 20.Apesar de ser um ponto turístico, o Mercado Municipal de São Paulo foi projetado para atender às necessidades comerciais do centro da cidade. 

O arquiteto responsável pelo projeto foi Francisco de Paulo Ramos de Azevedo, dono do mais bem conceituado escritório da época. Um dos detalhes que mais chama  atenção  são os vitrais alemães que ilustram paisagens de  cultivo e colheita.

Vitrais Mercado Municipal de SP

4. Comprar frutos do mar frescos e especiarias

O Mercado Municipal de São Paulo é um lugar fantástico para quem não dispensa frutos do mar frescos. Nas diversas bancas do Mercadão, você encontrará uma ampla variedade de peixes, camarões, lagostas e outros frutos do mar frescos e de alta qualidade. Os pescadores e comerciantes locais oferecem uma seleção diversificada de produtos do mar, tornando-o um destino ideal para quem deseja preparar pratos deliciosos em casa.

Além disso, o Mercadão é conhecido por suas barracas de especiarias, onde é possível encontrar uma gama impressionante de temperos e condimentos de todas as partes do mundo. Desde pimentas, ervas aromáticas, açafrão, até curry e outras especiarias exóticas, o Mercado Municipal tem tudo o que você precisa para dar sabor e autenticidade às suas receitas. 

 

Como chegar no Mercado Municipal de São Paulo?

 

Para quem vai até o Mercado Municipal de São Paulo de carro próprio, táxi ou transporte por aplicativo o endereço é:

  • Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01024-900, Brasil

Existem as opções de transporte público, as estações de metrô mais próxima é a Luz (Metrô – 1 Azul / 4 Amarela) e São Bento (Metrô – 1 Azul).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *