As festas juninas ou São João, como o próprio nome já diz, acontecem no mês de Junho no Brasil e é a segunda maior festa do país, perdendo apenas para o Carnaval. No Nordeste, há uma grande valorização da manifestação cultural, cidades como Campina Grande, na Paraíba, celebram durante um mês com shows de artistas renomados e muita comida típica.
Elementos como a fogueira, os trajes, a música e comidas típicas não podem faltar em uma boa festa junina.
Qual a origem da festa junina?
Segundo historiadores, a festa junina é de origem pagã e as primeiras manifestações surgiram na Europa com o objetivo de enaltecer os deuses da natureza. Isso acontecia, pois na passagem da primavera para o verão as colheitas precisavam prosperar e essa era uma forma popular de afastar os “espíritos ruins” que atrapalhavam o processo.
Durante a colonização, os portugueses trouxeram tradições culturais para o Brasil, e a festa junina foi uma delas. Porém, a Igreja Católica conseguiu transformar a festividade em algo santo, e por isso são comemorados as figuras de três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Aos poucos a festa sofreu influência das culturas indígenas e africanas, como a dança, as comidas típicas, os enfeites e as tradições sertanejas. A popularidade é tão grande que festa é comemorada por cristãos e ateus, não há uma pessoa que nunca tenha ouvido falar no Brasil!
Características da Festa Junina
A fogueira
A fogueira é utilizada desde as primeiras festas juninas na Europa, fazendo parte do ritual de culto aos deuses da natureza e fertilidade. E claro, ajudam a esquentar o ambiente já que o mês de Junho marca o início do inverno brasileiro.
Comidas
A base para produzir as comidas típicas em todas as regiões do país é o milho. Seja para fazer pipoca, canjica, bolo de milho, pamonha ou para decorar o ambiente. Existem também algumas com nomes peculiares como pé-de-moleque, um doce feito à base de amendoim, maçã do amor, cocada ou o famoso cachorro-quente. O quentão é a bebida mais famosa, feita com cachaça, frutas e especiarias.
Decoração
Decorar festa junina é sinônimo de cores, tudo é muito colorido e feito com tecido de chita, xadrez e estampas floridas. As bandeirolas e balões não podem faltar, assim como a fogueira.
Brincadeiras
A principal parte da festa de São João são as brincadeiras, e uma delas é a pescaria, homenagem aos sertanejos que realizam a atividade diariamente. As crianças passam horas garantindo os prêmios. O correio elegante é outra brincadeira que movimenta a festa, o remetente envia cartas para alguém que tem um sentimento especial, com certeza é o lado mais romântico do São João.
Danças
A quadrilha é a principal dança da Festa Junina, as pessoas que desejam participar devem possuir um par, pois as coreografias necessitam. Além disso as roupas precisam estar de acordo com a ocasião, geralmente usa-se chapéus, blusa xadrez, tranças no cabelo, saias rodadas, calças com recortes de chita e muita criatividade.
A festa de São João
A festa surgiu no contexto das festas juninas e ganhou esse nome principalmente no Nordeste. São João é conhecido como o Santo Festeiro, por isso a homenagem. E quando o assunto é comemorar, os nordestinos fazem muito bem.
Campina Grande, onde ocorre o maior São João do mundo, tem shows durante quase todos os dias do mês de junho. Opções para todos os gostos, mas o forró e sertanejo predominam. E como de costume, as comidas típicas em abundância chamam a atenção dos visitantes que vêm de longe para aproveitar.
Quais são as melhores festas de São João no Brasil?
As Festas de São João mais famosas do Brasil são:
- Campina Grande, Paraíba
- Salvador, Bahia
- O Forró Caju de Aracaju, Sergipe
- Caruaru, Pernambuco
- São Luís, Maranhão.
- Vitória da Conquista, Bahia
Se você quer curtir os Melhores São João do Brasil, que tal ir com a Águia Branca? Confira aqui as origens e destinos disponíveis!
Programação Festa de São João 2023
A Águia Branca leva você até os melhores São João do Brasil. Confira abaixo as programações para cada cidade!
- Aracaju – Forró Caju 2023 e Arraiá do Povo
O Forró Caju acontece entre os dias 23 de junho até 29 de junho, é a maior festa junina do Sergipe. As atrações musicais de cada dia podem ser acessadas no site da Prefeitura.
Já o Arraiá do Povo acontecerá do dia 1° de junho ao dia 1° de julho, dentre as atrações estão Joelma, Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Erivaldo de Carira e Iguinho e Lulinha.
- Salvador – BA – São João Salvador 2023
O São João da Bahia acontece em Salvador, no Centro Histórico, o forró será realizado de 22 a 25 de junho.
Em Paripe, os festejos juninos serão nos dias 23 e 24 de junho.
No Parque de Exposições, a festa terá dois momentos: de 22 a 24 de junho e de 30 de junho a 2 de julho.
- Vitória da Conquista – BA – São João 2023
A tradicional festa está de volta com atrações inéditas, como Falamansa e Tierry. O Arraíá da Conquista tem programação entre os dias 20 e 23 de junho.
Cidades próximas a Vitória da Conquista:
Ibicuí
São João de Ibicuí – programação de festa entre os dias 22 e 26 de junho de 2023;
Jequié
São de Jequié – programação de festa entre os dias 14/06/2023 e 25/06/2023;
- Itabuna – BA – Festa de São Pedro 2023
A Festa de São Pedro acontecerá entre os dias 29 de junho e 2 de julho, a programação ainda será divulgada.
- Porto Seguro – BA – Festa de São João Porto Seguro
Depois do Carnaval, a Festa de São João é o evento que mais atrai visitantes em Porto Seguro, algumas das atrações confirmadas: a dupla Zezé di Camargo e Luciano, Nayara Azevedo, Túlio Milionário e Jonas Esticado. O evento será entre os dias 22, 23 e 24 de junho, na Passarela do Álcool . Vale a pena aproveitar!