Conheça a Festa de São João e a programação para 2023!

Tempo estimado de leitura: 4 min
Festa de São JoãoFesta de São João

As festas juninas ou São João, como o próprio nome já diz, acontecem no mês de Junho no Brasil e é a segunda maior festa do país, perdendo apenas para o Carnaval. No Nordeste, há uma grande valorização da manifestação cultural, cidades como Campina Grande, na Paraíba, celebram durante um mês com shows de artistas renomados e muita comida típica.

Elementos como a fogueira, os trajes, a música e comidas típicas não podem faltar em uma boa festa junina.

Qual a origem da festa junina?

Segundo historiadores, a festa junina é de origem pagã e as primeiras manifestações surgiram na Europa com o objetivo de enaltecer os deuses da natureza. Isso acontecia, pois na passagem da primavera para o verão as colheitas precisavam prosperar e essa era uma forma popular de afastar os “espíritos ruins” que atrapalhavam o processo.

Durante a colonização, os portugueses trouxeram tradições culturais para o Brasil, e a festa junina foi uma delas. Porém, a Igreja Católica conseguiu transformar a festividade em algo santo, e por isso são comemorados as figuras de três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Aos poucos a festa sofreu influência das culturas indígenas e africanas, como a dança, as comidas típicas, os enfeites e as tradições sertanejas. A popularidade é tão grande que festa é comemorada por cristãos e ateus, não há uma pessoa que nunca tenha ouvido falar no Brasil!

Características da Festa Junina

  1. A fogueira

    Fogueira
    Fogueira

    A fogueira é utilizada desde as primeiras festas juninas na Europa, fazendo parte do ritual de culto aos deuses da natureza e fertilidade. E claro, ajudam a esquentar o ambiente já que o mês de Junho marca o início do inverno brasileiro.

  2. Comidas

    A base para produzir as comidas típicas em todas as regiões do país é o milho. Seja para fazer pipoca, canjica, bolo de milho, pamonha ou para decorar o ambiente. Existem também algumas com nomes peculiares como pé-de-moleque, um doce feito à base de amendoim, maçã do amor, cocada ou o famoso cachorro-quente. O quentão é a bebida mais famosa, feita com cachaça, frutas e especiarias.

  3. Decoração

    Decorar festa junina é sinônimo de cores, tudo é muito colorido e feito com tecido de chita, xadrez e estampas floridas. As bandeirolas e balões não podem faltar, assim como a fogueira.

  4. Brincadeiras 

    A principal parte da festa de São João são as brincadeiras, e uma delas é a pescaria, homenagem aos sertanejos que realizam a atividade diariamente. As crianças passam horas garantindo os prêmios. O correio elegante é outra brincadeira que movimenta a festa, o remetente envia cartas para alguém que tem um sentimento especial, com certeza é o lado mais romântico do São João. 

  5. Danças 

    A quadrilha é a principal dança da Festa Junina, as pessoas que desejam participar devem possuir um par, pois as coreografias necessitam. Além disso as roupas precisam estar de acordo com a ocasião, geralmente usa-se chapéus, blusa xadrez, tranças no cabelo, saias rodadas, calças com recortes de chita e muita criatividade.

A festa de São João

Festa de São João
Festa de São João

A festa surgiu no contexto das festas juninas e ganhou esse nome principalmente no Nordeste. São João é conhecido como o Santo Festeiro, por isso a homenagem. E quando o assunto é comemorar, os nordestinos fazem muito bem.

Campina Grande, onde ocorre o maior São João do mundo, tem shows durante quase todos os dias do mês de junho. Opções para todos os gostos, mas o forró e sertanejo predominam. E como de costume, as comidas típicas em abundância chamam a atenção dos visitantes que vêm de longe para aproveitar.

Quais são as melhores festas de São João no Brasil?

As Festas de São João mais famosas do Brasil são:

  1. Campina Grande, Paraíba
  2. Salvador, Bahia
  3. O Forró Caju de Aracaju, Sergipe
  4. Caruaru, Pernambuco
  5. São Luís, Maranhão.
  6. Vitória da Conquista, Bahia

Se você quer curtir os Melhores São João do Brasil, que tal ir com a  Águia Branca? Confira aqui as origens e destinos disponíveis!

Programação Festa de São João 2023

A Águia Branca leva você até os melhores São João do Brasil. Confira abaixo as programações para cada cidade!

  • Aracaju – Forró Caju 2023 e Arraiá do Povo

O Forró Caju acontece entre os dias 23 de junho até 29 de junho, é a maior festa junina do Sergipe. As atrações musicais de cada dia podem ser acessadas no site da Prefeitura.

Já o Arraiá do Povo acontecerá do dia 1° de junho ao dia 1° de julho, dentre as atrações estão Joelma, Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Erivaldo de Carira e Iguinho e Lulinha.

  • Salvador – BA – São João Salvador 2023

O São João da Bahia acontece em Salvador, no Centro Histórico, o forró será realizado de 22 a 25 de junho.

Em Paripe, os festejos juninos serão nos dias 23 e 24 de junho.

No Parque de Exposições, a festa terá dois momentos: de 22 a 24 de junho e de 30 de junho a 2 de julho.

  • Vitória da Conquista – BA – São João 2023

A tradicional festa está de volta com atrações inéditas, como Falamansa e Tierry. O Arraíá da Conquista tem programação entre os dias 20 e 23 de junho.

Cidades próximas a Vitória da Conquista:

Ibicuí

São João de Ibicuí – programação de festa entre os dias 22 e 26 de junho de 2023;

Jequié

São de Jequié – programação de festa entre os dias 14/06/2023 e 25/06/2023;

  • Itabuna – BA – Festa de São Pedro 2023

A Festa de São Pedro acontecerá entre os dias 29 de junho e 2 de julho, a programação ainda será divulgada.

  • Porto Seguro – BA – Festa de São João Porto Seguro

Depois do Carnaval, a Festa de São João é o evento que mais atrai visitantes em Porto Seguro, algumas das atrações confirmadas: a dupla Zezé di Camargo e Luciano, Nayara Azevedo, Túlio Milionário e Jonas Esticado. O evento será entre os dias 22, 23 e 24 de junho, na Passarela do Álcool . Vale a pena aproveitar!

teste

Perguntas frequentes sobre Festa Junina ou Festa de São João

Como o próprio nome já diz, a Festa Junina ocorre no mês de Junho, podendo se estender até Julho, como é o caso de Campina Grande, onde acontece o maior São João do mundo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *