O que fazer em Aimorés?

Tempo estimado de leitura: 3 min
Instituto Terra - Aimorés - MGInstituto Terra – Aimorés – MG

Se você busca um destino tranquilo, para apreciar a natureza e se aprofundar na história da região, saiba que Aimorés, no leste de Minas Gerais, é uma excelente escolha! Todos ficam encantados com as belas paisagens, a culinária e os pontos turísticos que tornam sua visita a Aimorés ainda mais especial. Localizado no Vale do Rio Doce, este ambiente é perfeito para relaxar ou se aventurar em trilhas, cachoeiras e diversas outras opções de lazer.

Conheça a história de Aimorés! 

Aimorés tem raízes profundas na história mineira, onde a sua ocupação veio desde o século XIX, preservando desde então a sua arquitetura e os museus dos tempos antigos. Sendo assim, a região está ligada à expansão da ferrovia, ao ciclo do café, e ao Vale do Rio Doce, possuindo rotas que ligavam o interior mineiro ao Espírito Santo.

Além disso, “Aimorés” é um nome de origem indígena, em referência ao povo nativo que ocupava o local antes da colonização, reforçando sua conexão com as raízes culturais e naturais. E, no ano de 1938, Aimorés foi elevada à município, consolidando-se como um importante centro regional.

Pontos turísticos de Aimorés:

1. Instituto Terra

Se você busca o que fazer em Aimorés, visitar o Instituto Terra é uma das experiências indispensáveis durante a sua viagem! O local é uma importante referência mundial que tem como objetivo recuperar a Mata Atlântica e divulgar boas práticas ambientais. As trilhas ecológicas e as exposições educativas tornarão a sua visita ainda mais especial, sendo ideal para aqueles que se interessam pela preservação da natureza.

2. Cachoeira do Sossego

Com certeza, uma das melhores opções do que fazer em Aimorés está presente na visita à Cachoeira do Sossego! Este ambiente é acessado através de uma trilha tranquila, que leva você até as águas cristalinas e a paisagem preservada da Cachoeira do Sossego. Assim, este passeio é ótimo para se conectar com a natureza de Aimorés, aproveitando um dia de paz e aventura em sua viagem para Minas Gerais.

3. Igreja Matriz de São Sebastião

Agora, se você procura o que fazer em Aimorés para conhecer a história e a local, a Igreja Matriz de São Sebastião é um dos principais pontos turísticos religiosos da cidade. Leve a sua família para apreciar a arquitetura tradicional, comemorar as festividades, e registrar este cartão-postal com belas fotografias em sua viagem à Aimorés.

4. Estação Ferroviária de Aimorés

Este passeio clássico por Aimorés é perfeito para quem ama história e arquitetura! A Estação Ferroviária de Aimorés possui a sua estrutura preservada da época de ouro na região, tornando o charme e a nostalgia o motivo da visita dos moradores e turistas. Sendo assim, vale a pena incluir esta estação no roteiro para conhecer o ponto turístico que conecta o passado com o presente do município.

5. Museu Histórico de Aimorés

E, para completar a sua viagem em Aimorés, o Museu Histórico é um excelente ponto para quem busca cultura e identidade local durante a viagem! Você pode conhecer um grande acervo de objetos, fotografias e documentos, no espaço em que preserva a memória da cidade e de seus moradores. Não deixe de visitar este passeio educativo e enriquecedor de Aimorés.

Onde comer e onde se hospedar em Aimorés?

Quer saber o que fazer em Aimorés além de passear? Explorar a gastronomia com os sabores típicos de Minas Gerais é uma ótima ideia! Restaurantes como o Canto da Fia e o Sabor & Cia oferecem desde refeições caseiras até opções de pizzas e diferentes lanches. Além desses, o Bar do Zé é ideal para um happy hour perfeito!

E, para repor as energias depois de todas as visitas aos pontos turísticos de Aimorés,  ótimas opções de hospedagem como o Hotel Villares, o Hotel Acácias Aimorés e a Pousada Recanto Sossego, garantem conforto para uma viagem única e completa a Aimorés.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *