O que fazer na Lapa? O roteiro de viagem ideal!

Tempo estimado de leitura: 5 min

A Lapa, localizada no coração do Rio de Janeiro, é um dos bairros mais famosos e badalados da cidade maravilhosa. Com seus icônicos Arcos, uma vida noturna animada e uma rica herança cultural, a Lapa é um destino imperdível para aqueles que desejam explorar e conhecer mais da região. 

Por isso, se você está pensando em viajar de ônibus para o Rio de Janeiro, esse post é para você! Conheça as melhores opções de o que fazer na Lapa, desde pontos turísticos, restaurantes, bares, casas de shows e monte o roteiro de viagem ideal para conhecer todas as belezas da região.

  • Pontos Turísticos da Lapa
  • Principais Bares e Restaurantes da Lapa
  • O que fazer a Noite na Lapa
  • Como Chegar na Lapa?
  • Principais rotas da Águia Branca para o Rio de Janeiro

Pontos Turísticos da Lapa

Arcos da Lapa

Sem dúvida, o cartão-postal mais famoso da Lapa são os Arcos da Lapa. Construídos no século XVIII, são uma verdadeira obra-prima da cidade maravilhosa e um dos principais pontos turísticos de toda a região. Os arcos, que antigamente serviam como um sistema de abastecimento de água, agora são uma estrutura histórica e um local perfeito para aquelas típicas fotos de viagem. Com certeza é uma parada obrigatória para todos que visitarem o Rio de Janeiro.

Escadaria Selarón

Próxima aos Arcos da Lapa, fica localizada a famosa e icônica Escadaria Selarón. Criada pelo artista chileno Jorge Selarón, a escadaria é coberta por mais de 2.000 azulejos de diferentes partes do mundo. Cada pedaço da escadaria é uma peça única e impressionante, atraindo milhares de turistas todos os dias.

Catedral Metropolitana de São Sebastião

Conhecida como a Catedral do Rio de Janeiro, esta igreja moderna é uma das mais bonitas da cidade. Projetada pelo arquiteto Edgar Fonceca, sua arquitetura única, que lembra uma pirâmide invertida, é uma obra-prima do centro do Rio de Janeiro e uma ótima opção de ponto turístico para adicionar ao seu roteiro de viagem.

Passeio de Bonde

O famoso passeio de bonde é uma experiência nostálgica que leva os visitantes para conhecerem as belezas do centro do Rio de Janeiro. O bonde de Santa Teresa, que parte da Lapa, oferece um passeio encantador pelas ruas de paralelepípedos do charmoso bairro de Santa Teresa, proporcionando vistas panorâmicas da cidade.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Localizado na Lapa, o MIS é um museu dedicado à preservação da história da música, do cinema e da cultura pop brasileira. Ele abriga exposições fascinantes e eventos relacionados à cultura contemporânea do Brasil.

Feira Rio Antigo

Todos os primeiros sábados do mês, a Rua do Lavradio abriga a famosa Feira Rio Antigo, um mercado de antiguidades, artesanato, roupas vintage e comida de rua típicas do Rio de Janeiro.

 

Principais bares e restaurantes da Lapa

Nova Capela

Um dos bares e restaurantes mais antigos da Lapa, o Nova Capela é famoso por seus petiscos e porções, especialmente bolinhos de bacalhau. É um lugar aconchegante e autêntico, perfeito para experimentar o que tem de melhor na culinária carioca.

Aconchego Carioca

O Aconchego Carioca é um dos restaurantes mais conhecidos e frequentados da Lapa, principalmente por serem os criadores do famoso e tradicional bolinho de feijoada. Além disso, como o nome diz, o local conta com um ambiente aconchegante e cheio de cores.

Bar Brasil

Um dos estabelecimentos mais tradicionais da Lapa, o Bar Brasil é conhecido por suas porções generosas de comidas típicas brasileiras, como por exemplo o arroz de camarão e a moqueca.

Lapa Café

Uma opção para quem gosta de gastronomia contemporânea em um ambiente descontraído. O Lapa Café oferece pratos criativos com influências de vários países do mundo, além de uma ótima seleção de vinhos e coquetéis 

Se você está pensando em visitar o Rio de Janeiro, você não pode deixar de fazer um bom tour gastronômico pelos melhores restaurantes da cidade maravilhosa, por isso confira o nosso post sobre os melhores restaurantes do Rio de Janeiro!

 

O que fazer a noite na Lapa?

Rio Scenarium

Este é um dos locais mais icônicos da Lapa para quem curte música ao vivo e uma boa pista de dança. Com suas múltiplas salas temáticas, o Rio Scenarium apresenta bandas de samba e choro, criando uma atmosfera animada para aproveitar a noite toda.

Fundição Progresso

A Fundição Progresso é uma das casas de shows mais tradicionais do Rio de Janeiro. O local abriga uma variedade de eventos culturais, de shows de música a festivais e apresentações teatrais. 

Circo Voador

Outra opção para música ao vivo é o Circo Voador, um espaço cultural que recebe artistas nacionais e internacionais. É um dos locais mais famosos do bairro e é o rolê favorito de quem gosta de música ao vivo e shows.

Lapa 40 Graus

Se você está procurando uma noite de muita dança e música, o Lapa 40 Graus é uma das casas noturnas mais populares da região, com presença de DJs famosos e uma pista de dança animada.

Botequins e restaurantes tradicionais

Outra opção para aproveitar a noite na lapa são os  botequins e restaurantes tradicionais da Região, como o Bar Brasil e o Nova Capela, onde você pode aproveitar boas bebidas e um cardápio de pratos e petiscos típicos variados.

 

Como chegar na Lapa?

De Metrô

A maneira mais conveniente de chegar à Lapa é pelo metrô. A estação de metrô mais próxima da Lapa é a “Estação Cinelândia”, que faz parte da Linha 1 (a linha que vai da Zona Norte à Zona Sul). Saindo da estação Cinelândia, você pode caminhar até a Lapa, que fica a poucos minutos a pé.

 

De Ônibus

Há várias linhas de ônibus que passam pela Lapa. A área é bem assistida por transporte público. Consulte o site ou aplicativo da empresa de ônibus local para verificar as rotas e horários específicos.

 

De Táxi ou Uber

Táxis e Uber são amplamente disponíveis no Rio de Janeiro e são uma opção conveniente, especialmente se você estiver viajando em grupo ou carregando bagagem.

 

De Bicicleta

Se você gosta de andar de bicicleta, o Rio de Janeiro tem um sistema de aluguel de bicicletas chamado “Bike Rio”. Você pode alugar uma bicicleta em um dos pontos de retirada e pedalar até a Lapa, aproveitando as ciclovias disponíveis pela cidade.

 

Principais rotas da Águia Branca para o Rio de Janeiro

Vitória para o Rio de Janeiro

São Paulo para o Rio de Janeiro

Salvador para o Rio de Janeiro

Aracaju para o Rio de Janeiro

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *