O que fazer em Salvador?

Tempo estimado de leitura: 3 min
Elevador LacerdaElevador Lacerda

Salvador é conhecida pela cultura afro-brasileira e arquitetura colonial, proveniente de longos anos de colonização portuguesa. A cidade foi a primeira capital do Brasil devido a muitas questões geográficas, uma delas é o fato de ser litorânea, pois na época os navios eram indispensáveis no transporte de cargas e pessoas.

A economia é movida pelo turismo, viajantes do mundo inteiro são recebidos durante o ano, em especial no mês de fevereiro, afinal, o maior carnaval de rua do mundo segundo o Guinness acontece em Salvador. As atrações musicais arrastam multidões e os dias de festa se estendem pelo mês.

Por falar em música, as manifestações culturais populares fazem da capital, um dos principais destinos turísticos do Brasil. O Axé surgiu durante o carnaval de Salvador,  é a mistura de alguns ritmos musicais como o frevo, reggae, forró e o maracatu

A capoeira, dança com raízes africanas, é símbolo da cultura não só na capital baiana, mas em todo país. O Olodum não pode ficar de fora quando o assunto é cultura, a escola de tabores reúne os apreciadores da música afro-brasileira.

O Centro Histórico de Salvador é o ponto turístico mais procurado da cidade, as ruas de pedra e os monumentos arquitetônicos chamam a atenção dos viajantes. Dentre eles é possível citar os principais: Largo do Pelourinho, Fundação Casa Jorge Amado, Elevador Lacerda, Igreja e Convento São Francisco.

As praias e resorts de Salvador, ao contrário do que muitos imaginam, são encantadoras. Apesar da maioria ficar um pouco distante da cidade, vale a pena conhecer. As mais famosas são: Praia de Stella Maris, Praia do Flamengo, os resorts em Imbassaí, Praia de Ondina, Praia de Itapuã e a famosa Praia do Forte.

A Águia Branca oferece passagens de ônibus para Salvador, confira a disponibilidade e embarque rumo a um dos lugares mais bonitos do Brasil!

Quais são os principais pontos turísticos de Salvador?

1- Pelourinho- Localizado no Centro Histórico de Salvador, o bairro reúne as belezas arquitetônicas do Barroco, estilo artístico caracterizado pelo exagero na ornamentação e cores. As ruas de paralelepípedo abrigam igrejas e casas que rendem muitas fotos.

2- Farol da Barra- O Farol da Barra é a construção militar mais antiga do Brasil, possui uma torre com 22 metros de altura, a vista é digna de ser apreciada. Você pode conhecer o Museu Náutico da Bahia, localizado no interior do farol, basta agendar a visita.

3- Parque da Cidade– O Parque da Cidade conta com um amplo espaço de lazer, ideal para a prática de esportes. A diversidade vegetativa chama a atenção, além disso, acontecem eventos cultuais para todas as idades no local.

4- Elevador Lacerda– O primeiro elevador urbano do mundo foi construído em Salvador no ano de 1873, ele liga a Cidade Alta a Cidade Baixa. O que chama a atenção dos viajantes é a vista, o valor é super acessível e vale a experiência. 

5- Mercado Modelo– O Mercado Modelo é um espaço comercial para o artesanato, as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são encontradas com facilidade no local.

Quais são as melhores praias de Salvador?

  • Praia do Forte- A Praia do Forte localiza-se a 70 km de Salvador, no litoral norte Baiano,  famosa por ter águas azuis, areia clara e vegetação preservada. Uma curiosidade é que o local abriga o Projeto Tamar, responsável pela preservação e estudo de tartarugas marinhas, vale a pena conhecer. 
  • Praia de Stella Maris- O mar cristalino e a faixa extensa de areia é uma ótima opção para quem quer tranquilidade. Além de contar com uma variedade de hotéis e pousadas, a estrutura de barracas e quiosques da praia é ótima.
  • Praia do Flamengo- Localizada a 26 km do centro de Salvador, é conhecida por ter barracas com infraestruturas excelentes, as mais famosas são: a barraca “Pipa” e a “Barraca do Lorô”. O visual também chama a tenção de turistas, há muita vegetação e a água é cristalina.
  • Praia de Itapuã- Famosa por ser a “casa” do poeta brasileiro Vinícius de Moraes e pelo fim de tarde deslumbrante, a praia possui um farol (Farol da Ponta) com torre de 24 metros, ótimo lugar para tirar fotos e aproveitar a vista.
  • Praia do Porto da Barra- A Praia do Porto da Barra é urbana e possui vista para as obras arquitetônicas de Salvador, ideal para quem quer aproveitar a parte histórica da cidade, mas não quer deixar de aproveitar o mar.
  • Praia do Farol da Barra- Como o próprio nome já diz, a atração principal é o Farol da Barra, diversos eventos acontecem no local, como o carnaval, o circuito Barra-Ondina e muito mais.

 

Lugares para conhecer em Salvador

Praia do Flamengo

Praia do Flamengo

Pelourinho

Pelourinho

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã

Perguntas Frequentes sobre Salvador

  • Hotel Fasano Salvador
  • Gran Hotel Stella Maris Resort
  • Hotel Bahia do Sol
  • Hotel Develli Prime Slavador
  • Fera Palace Hotel
  • Wish Hotel da Bahia

O Salvador Shopping é o maior e melhor shopping da cidade, segundo turistas e moradores. O local conta com uma arquitetura moderna e lojas de todos os tipos, os restaurantes também chamam atenção dos visitantes, os mais famosos são: Gattai com as comidas japonesas, AL Mare e Camarada Camarão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *