Descubra tudo sobre o Convento da Penha!

Tempo estimado de leitura: 5 min
Convento da Penha, Vila Velha - ESConvento da Penha, Vila Velha – ES

Se você ainda não conhece todos os detalhes do Convento da Penha, no Espírito Santo, então é hora de descobrir um dos pontos turísticos mais encantadores do estado! Localizado na cidade de Vila Velha, a rica história e a bela arquitetura se reúnem neste Convento, oferecendo uma vista panorâmica única da região.

Este local é considerado um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, sendo um dos destinos mais imperdíveis para todos os turistas e fiéis que estiverem pelo estado. Sendo assim, iremos mostrar a você toda a importância histórica e cultural deste ponto turístico marcante do Espírito Santo.

História do Convento da Penha:

Você conhece a história do Convento da Penha? Ele foi fundado no ano de 1558, pelo Frei Pedro Palácios, sendo um dos mais antigos do país! A sua localização está a 154 metros de altura, tornando o local ainda mais único em se apreciar toda a vista da cidade.

Diversas orações e peregrinações eram realizadas nesta região, sendo um dos motivos para o fundador trazer a imagem de Nossa Senhora das Alegrias. E, a memorável Festa da Penha é comemorada todos os anos no Convento da Penha, sendo um dos maiores eventos religiosos do estado que é responsável por atrair milhares de fiéis de todo o país!

Onde fica o Convento da Penha?

O Convento da Penha é um ponto turístico que está localizado em Vila Velha, no Espírito Santo, a cerca de 8 km de Vitória. Situado no alto de um morro cercado por uma incrível mata atlântica, o ambiente oferece uma vista privilegiada da região, sendo possível visualizar as praias, montanhas e a grande baía de Vitória!

Endereço: Rua Vasco Coutinho, S/N – Prainha, Vila Velha – ES, 29100-000

Como chegar no Convento da Penha?

Para chegar no Convento da Penha, existem diversas maneiras que você pode realizar para conhecer o renomado ponto turístico de Vila Velha. Confira a seguir as principais e escolha aquela que você preferir: 

A pé: Para aqueles que amam se aventurar e praticar caminhadas em contato com a natureza, saiba que é possível subir pela trilha calçada, sendo um percurso de aproximadamente 1,5 km, onde você aprecia as belas vistas ao longo do caminho, que geralmente leva em torno de 31 minutos para chegar ao topo.

De carro: O acesso ao Convento da Penha é feito pela entrada principal, na Prainha, com estacionamento na base do morro. A subida pode ser feita a pé ou com as vans credenciadas. (Nos dias úteis, vá de carro até o Campinho, das 6h às 16h30. Nos fins de semana e feriados, o acesso de veículos é restrito, permitido apenas para a primeira missa do dia. Aos sábados, até 50 carros podem subir para a Missa das 7h).

Transporte público: Se você preferir chegar até o Convento da Penha de transporte público, saiba que os ônibus municipais podem levá-lo até a região da Prainha, e assim, é possível seguir a pé ou de van até o topo do morro.

Aplicativos de transporte: Você pode aproveitar os aplicativos de transporte para se dirigir até o pé do morro do Convento da Penha. Utilize a localização exata do local, e ao chegar, escolha a melhor maneira de subir: a pé ou com as vans oficiais (que vão em torno de R$3,50 a R$5,00 para subida e descida).

O que fazer no Convento da Penha?

Aproveite para visitar o Convento e presenciar uma experiência rica em história, , natureza e cultura! Lá em cima, você tem diversas opções para aproveitar o passeio:

Conheça a capela: Aproveite a sua visita ao Convento para apreciar a pequena e charmosa capela, que nela abriga a imagem de Nossa Senhora da Penha, responsável por atrair devotos e turistas de todo o país, para contemplar e orar no local.

Aprecie a linda vista panorâmica: Do alto do Convento, é possível admirar uma das mais belas vistas do Espírito Santo, onde a Baía de Vitória, a Terceira Ponte, e as praias de Vila Velha são o grande destaque!

Participe das celebrações religiosas: Verifique os horários oficiais no site do Convento, para participar das missas e eventos religiosos que o esperam no local, onde o grande destaque é a Festa da Penha.

Explore a mata atlântica: Entre em um contato direto com a fauna e a flora local, pois o topo do morro está cercado por uma área de preservação ambiental, perfeita para você aproveitar ainda mais a sua subida!

Tire fotografias da linda paisagem e arquitetura: E é claro que para tornar a sua visita mais especial, você pode tirar fotos memoráveis neste excelente local que reúne história, cultura e religião, com toda a sua paisagem ao redor para se recordar!

Dicas para turistar na Grande Vitória:

E é claro que não faltariam as melhores dicas para você aproveitar ainda mais a sua visita ao Convento, tornando a viagem inesquecível:  

  • Use roupas e calçados confortáveis para realizar o percurso de subida.
  • Leve uma garrafinha com água e mantenha-se hidratado! 
  • Respeite as normas do local, pois é um santuário religioso.
  • Chame as melhores companhias para conhecer o Convento da Penha ao seu lado.

Confira mais dicas de conteúdos para aproveitar a viagem!

E agora que você já sabe tudo sobre o Convento da Penha, é hora de conhecer mais pontos turísticos e aproveitar ao máximo a sua visita no Espírito Santo. Restaurantes, bares, praias, lazer e diversas outras opções de atrações turísticas o esperam quando você for visitar o incrível Convento, confira todas elas a seguir e torne a sua viagem inesquecível: 

Para mais detalhes do Convento da Penha:

Passagem de ônibus para Vila Velha: Conheça o Convento da Penha no Espírito Santo! 

Os melhores valores estão disponíveis para você comprar a sua passagem de ônibus com a Águia Branca e visitar o Convento da Penha! Encante-se com a vista deslumbrante da cidade de Vila Velha, conhecendo um dos pontos turísticos mais icônicos do Espírito Santo! Aproveite a tranquilidade e conforto do percurso e garanta a sua passagem no site da Águia Branca.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Compartilhe essa matéria!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *